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Convite: Defesa de Tese – Gabriel Cássio Moreira Monteiro – 26/09/2025 às 9h

Título da tese: You could be a sex symbol and still have bad teeth: a construção do significado dos conectores and, but e or sob a perspectiva da Gramática Cognitiva.
Resumo da tese: Este trabalho aborda as construções coordenadas da língua inglesa, integradas pelos conectores and, but e or, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva (Goldberg, 1995, 2006; Langacker, 1987, 1991, 2008, 2009; Talmy, 2003a; 2003b;), tendo como foco de análise as relações de significado estabelecidas pelas construções integradas por esses conectores. Argumentamos, neste estudo, com base na Gramática Cognitiva, que a relação de independência entre as orações coordenadas apoia-se em processos mentais de construção do significado, mais precisamente nas relações entre os domínios (Langacker, 1987, 2008, 2009), janelas de atenção (Talmy, 2003b; Langacker, 2009) e relações ground – figure (Talmy, 2003a; 2008; Tsilimos, 2020). Ademais, a perspectiva (Langacker, 2009) contribui para o construal (Langacker, 1991; Verhagen, 2005) da cena a ser descrita em um viés discursivo-pragmático. Da mesma forma, sustentamos que os conceitos de janelas de atenção, grounding e conceptualização demonstram que a análise linguística do fenômeno de coordenação entre orações (Langacker, 2008, 2009) não é isolada do contexto discursivo em que está presente, porque são apreendidas através de um acesso gestáltico que pode ser simultâneo, sequencial ou alternado (Langacker, 1987). A metodologia é de natureza quantitativo-qualitativa (Creswell, 2010), tendo o COCA como o corpus de estudo; já para análise e seleção das ocorrências foi selecionado o programa AntConc (Anthony, 2021). As análises propostas levam em conta os pressupostos da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2000, 2004) para a coleta dos dados a serem estudados. Como objeto de análise foram escolhidos os conectores but, and e or dentro de enunciados com orações coordenadas. Os resultados do estudo apontam que os acessos gestálticos, a orientação argumentativa e os níveis do discurso (Sweetser, 1990) evidenciam uma quebra do sentido prototípico dos conectores, prevalecendo a influência do conhecimento enciclopédico e das relações cognitivas entre os domínios conceptuais (Langacker, 1987, 2008, 2009) para a construção do significado, assim como das relações ground-figure que compõe o enunciado. Da mesma maneira, processos cognitivos como as janelas de atenção, os domínios configuracionais e a conceptualização demonstram que os usos dos operadores não estão restritos a explicações dos itens de modo isolado, mas nas relações entre os conjuntos e que através dos operadores evidenciam o acesso gestáltico do enunciado Assim como processos intersubjetivos de orientação discursivo-argumentativa (Verhagen, 2005), caracterizados por meio do construal subjetivo, influenciam na relação de conceptualização da cena, colocando em evidência a relação discursiva estabelecida entre os segmentos coordenados e os operadores.
Palavras-chave: Cognição. Coordenação. Domínios. Discurso. Conectores.
Data e horário: Dia 26 de setembro de 2025, às 09 horas, via Webconferência.

  COMPOSIÇÃO DA BANCA: 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Sandra Aparecida Faria de Almeida Doutora/UFRJ UFJF Orientadora e Presidente
02 Amitza Torres Vieira Doutora/PUC-Rio UFJF Membro Titular Interno
03 Luiz Fernando Matos Rocha Doutor/UFRJ UFJF Membro Titular Interno
04 Ivo da Costa do Rosário Doutor/UFF
Doutor/UFRJ
UFF Membro Titular Externo
05 Maria Jussara Abraçado de Almeida Doutora/UFRJ UFF Membro Titular Externo
06 Diogo Oliveira Ramires Pinheiro Doutor/UFRJ UFRJ Suplente Externo
07 Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda Doutora/UFMG UFJF Suplente Interno