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Convite Defesa de Tese: Ágata Jéssica Avelar de Oliveira – 31/03/2025, às 14:00h

 

Título da tese: Como a multimodalidade constrói sentidos no álbum Roteiro pra Aïnouz, vol. 2: Da capo al fine
Resumo da tese: A presente tese tem como foco a observação de como a multimodalidade constrói sentidos em um álbum de rap. O álbum escolhido para análise foi Roteiro para Aïnouz, vol. 2, do rapper Don L. Lançado em 2021, o álbum é composto por dezessete faixas. Há também um videoclipe para cada faixa do álbum, o que considerei em minha análise. A proposta do álbum é recontar a história do Brasil em um disco que mescla guerrilha e poesia, resgatando o passado do país e mesclando-o ao seu presente, afim de evitar a repetição de estruturas históricas de opressão. Para guiar a análise, a fundamentação teórica parte dos pressupostos da Semiótica Social como proposta por Halliday (1978, 2004), Kress (2010) Kress e van Leeuwen (2006) e van Leeuwen (2005). Essa escolha se dá porque o rap, além de ser expressão musical, também é uma prática social enraizada em questões sociais, políticas e comunitárias. Considerando que a Semiótica Social entende os significados como prática social, todos os elementos foram considerados: letra, batidas, efeitos sonoros, samples e imagens (como a capa do disco), pois tudo é constitutivo da identidade e dos significados encontrados no álbum. A multimodalidade, portanto, é um aspecto central da análise proposta, já que, segundo Kress (2010) ela é o estado normal da comunicação humana. Para a análise dos aspectos linguísticos foram observadas as metafunções da linguagem, como proposto por Halliday (1978). Foi observada especificamente a metafunção ideacional e seus processos materiais, mentais e relacionais, bem como elementos de coesão referencial e coesão lexical – já que tais usos e escolhas podem revelar posicionamentos do autor (Gonçalves, 2000). Foram analisados elementos do ritmo, da melodia, dos efeitos sonoros e da performance (Frith, 1996; DeNora, 2004) e sua contribuição para a construção de sentidos. Afim de analisar visualmente o álbum escolhido, trago imagens retiradas dos videoclipes de cada uma das músicas do álbum, para que se faça os paralelos interpretativos e multimodais entre letra, melodia e imagem. Por fim, faço uma análise sistemática da capa do álbum com base na Gramática do Design Visual, de acordo com Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006). A análise revela um álbum profundamente enraizado em um processo de ressignificação histórica, evidenciando tanto ações concretas de resistência quanto reflexões introspectivas. Isso é feito tanto linguisticamente, como observado através dos processos materiais, mentais e relacionais, quanto melodicamente e visualmente. A construção de sentido em Roteiro pra Aïnouz, vol. 2, portanto, transcende a música, posicionando o rap como um potente agente cultural e social.

 

Palavras-chave: multimodalidade; rap; Roteiro pra Aïnouz, vol. 2.

Data e horário Dia 31 de março de 2025, às 14:00 horas via web conferência

  COMPOSIÇÃO DA BANCA:                 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Denise Barros Weiss Doutora/UFF UFJF Orientadora e Presidente
02 Pedro Bustamante Teixeira Doutor/ UFJF UFJF Membro Titular Interno
03 Edmon Neto de Oliveira Doutor/ UFJF UFPA Membro Titular Externo
04 Yomarley Lopes Holanda Doutor/UFAM UEA Membro Titular Externo
05 Phelipe de Lima Cerdeira Doutor/UFPR UERJ Membro Titular Externo
06 Amitza Torres Vieira Doutora/PUC-Rio UFJF Suplente Interno
07 Jefferson Evaristo do Nascimento Silva Alves Doutor/UERJ UERJ Suplente Externo

 

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