Título da tese: | The Construals of the -ING Constructions: Prominence, Profiling and Subjectification |
Resumo da tese: |
O objetivo da presente tese é discutir o comportamento das construções -ING com base nos conceitos da Gramática Cognitiva (Langacker, 1987, 1990, 1991, 2008), proeminência, perfilamento e subjetificação. A construção -ING representa um desafio muito grande para professores de Inglês como segunda língua cujo público alvo são estudantes que falam espanhol. Tal desafio se deve aos diferentes sentidos que a construção tem, isto é, progressivo, adverbial, adjetival, preposicional e nominal, além da tendência de os estudantes conceberem a construção na sua leitura mais prototípica (Rosch, 1973), ou seja, a progressiva. No tocante ao referencial teórico, nossa pesquisa tem como base a contribuição de Langacker, especificamente os conceitos da Gramática Cognitiva, proeminência, perfilamento e subjetificação, aplicados aos diferentes construals (Talmy, 2000; Langacker, 2008) em que a construção -ING exibe diferentes sentidos. No que se refere à metodologia, assume-se uma abordagem tanto qualitativa quanto qualitativa (Cook & Reichardt, 1979; Richardson, 1985, Creswell, 2010) dos dados compilados a partir de um corpus paralelo (Berber-Sardinha, 2000; Tagnin, 2002) no par linguístico inglês-espanhol, de 2036 dados da construção -ING. A hipótese central do trabalho é que existe uma organização radial (Brugman, 1981; Lakoff, 1987) das construções -ING em que elas compartilham um conjunto de propriedades semânticas que permite ancorá-las no discurso. As funções exibidas pela construção, i.e., progressiva, adverbial, adjetival, preposicional e nominal são organizadas a partir de uma perspectiva mais concreta, alinhada ao plano narrativo, tendo, então, um construal mais objetivo, mais ancorado no ground (Langacker, 1987, 1990, 1991, 2008), sendo o aspecto progressivo uma caraterística mais central da construção. No que se refere aos outros sentidos da construção, postula se que o construal se torna gradualmente mais (inter)subjetivo, menos situado no ground e exibindo relações metonímicas e metafóricas que surgem da interação entre falante e ouvinte (Langacker, 1990; Traugott; Dasher, 2005;). Tal gradiência, assumimos, também se baseia em Esquemas Imagéticos (Johnson, 1987; Lakoff, 1987), cuja ideia de categorização é apoiada por nossa interação com o mundo, portanto esquemas como centro-periferia, ordem linear e fonte-trajetória-alvo contribui na concepção da construção -ING em suas diferentes funções, já que projeta noções de nosso comportamento humano no mundo. Resultados da pesquisa apontam que há um alinhamento entre os construals das construções -ING na língua inglesa e suas traduções na língua espanhola, representado pela convergência entre as caraterísticas sintáticas e semânticas projetadas em diferentes tempos, formas e categorias gramaticais.
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Data e horário | Dia 17 de março de 2025, às 14:00 horas via Sala de Web Conferência no Prédio da Pós Graduação na Faculdade de Letras – UFJF |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Sandra Aparecida Faria de Almeida | Doutora/UFRJ | UFJF | Orientadora e Presidente |
02 | Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda | Doutora/ UFMG | UFJF | Membro Titular Interno |
03 | Karen Sampaio Alonso | Doutora/ UFRJ | UFRJ | Membro Titular Externo |
04 | Maira Avelar Miranda | Doutora/UESB | UESB | Membro Titular Externo |
05 | Luiz Fernando Matos Rocha | Doutor/UFRJ | UFJF | Membro Titular Interno |
06 | Patrícia Nora de Souza Ribeiro | Doutora/Unicamp | UFJF | Suplente Interno |
07 | Diogo Oliveira Ramires Pinheiro | Doutora/UFRJ | UFRJ | Suplente Externo |