Fechar menu lateral

Convite Defesa de Dissertação: Livónia dos Santos Araújo da Luz – 07/03/2025, às 16:00h

 

Título da dissertação:  

Investigando as marcas de gênero do Tétum-Díli: mane, feto, aman e inan como classificadores nominais

 

Resumo da dissertação: Esta pesquisa descreve e analisa as marcas de gênero mane, feto, aman e inan do tétum-Díli (TD), com o objetivo de investigar seu estatuto formal e propor uma estrutura sintática que seja capaz de explicar o comportamento dessas formações. Para tanto, tomamos como ponto de partida o debate existente na literatura, que hesita entre a classificação como derivação (HULL; ECCLES, 2005; Belo e Oliveira, 2021) ou como composição (COSTA, 2015; CHOUPINA, 2011) das formações de gênero na língua. Embora derivação e composição sejam tradicionalmente vistas como processos distintos de formação de palavras, as fronteiras entre tais processos nem sempre são claras. Do ponto de vista empírico, para nos aprofundarmos nesse debate, nos baseamos nos critérios linguísticos sistematizados por Gonçalves e Andrade (2016), que trazem um conjunto de propriedades comumente associadas na literatura aos processos de derivação e composição, levando em consideração propriedades de diversas naturezas, como o estatuto das formas envolvidas no processo de formação de palavras, as propriedades estruturais das formações analisadas, as propriedades fonológicas e semânticas dos elementos linguísticos e os critérios de produtividade e produção dessas formas. A partir daí propomos que, empiricamente, as marcas de gênero do TD apresentam um comportamento ambíguo, com algumas propriedades que se aproximam da composição e outras mais próximas do processo de derivação. Propomos, então, que essa dualidade de comportamento pode ser explicada pela hipótese de que os formadores mane, feto, aman e inan estão em processo de gramaticalização. Mais especificamente, propomos que, nas formas em que são interpretados como gênero, tais elementos passaram de substantivos independentes a classificadores nominais. Os classificadores nominais são unidades linguísticas que categorizam o nome ao denotar alguma característica saliente da entidade a que um substantivo associado se refere (Grinevald, 2002). Nos dados do TD, a origem lexical de mane, feto, aman e inan é observada a partir do fato de que tais elementos podem ser empregados isoladamente com conteúdo conceitual distinto da interpretação de gênero. Por outro lado, o estatuto gramaticalizado dessas marcas pode ser identificado em algumas funções morfossintáticas que tais elementos assumem, como no licenciamento de correferência, retomada anafórica e leitura definida, por exemplo. Além disso, a partir das propriedades elencadas em Aikhenvald (2002) e Grinevald (2002), o estatuto de classificador de mane, feto, aman e inan é compatível com o fato de seu emprego não ser obrigatório, de modo que tais elementos não se aplicam a todos nomes animados/humano da língua. A partir daí, com base no modelo da Morfologia Distribuída (Halle; Marantz, 1993; Marantz, 1997) propomos uma formalização inicial desses classificadores nominais do TD, tratando-os sintaticamente como adjuntos, que não projetam seu rótulo na estrutura.

 

Palavras-chave: Gênero. Tétum-Díli. Composição. Derivação. Classificadores Nominais.

 

Data e horário Dia 07 de março de 2025, às 16:00 horas na Sala de Webconferência no Prédio da Pós Graduação na Faculdade de Letras – UFJF.

  COMPOSIÇÃO DA BANCA:                 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Paula Roberta Gabbai Armelin Doutora/ USP UFJF Orientadora e Presidente
02 Ana Paula Scher Doutora/Unicamp UFJF Membro Titular Interno
03 Vitor Augusto Nóbrega Doutor/ USP USP Membro Titular Externo

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.