Título da dissertação: | Teoria da mente em adultos: um estudo exploratório da compreensão de enunciados irônicos em adultos privados de liberdade. |
Resumo da dissertação: | A Teoria da Mente (ToM) é um construto da cognição humana que se refere à capacidade de representação dos estados mentais de si mesmo e de outras pessoas. Sob uma perspectiva modularista (FODOR, 1983b), o desenvolvimento da ToM inicia-se ainda na infância, no entanto, a literatura indica (TOLEDO, 2014) que as experiências subjetivas dos indivíduos na idade adulta podem influenciar sua operação. Neste contexto, condições diferenciadas de socialização podem atuar sobre o modo de como os indivíduos representam estados mentais próprios e alheios, bem como na condução de raciocínio e na realização de inferências que dependem fundamentalmente dessas representações. A compreensão de enunciados com conteúdo não-literal, como a ironia, parece estabelecer uma relação estreita com os domínios da ToM, uma vez que a interpretação deste tipo de conteúdo, demanda uma representação de estados mentais próprios e alheios dos envolvidos na comunicação. Além da pressuposição das intenções dos interlocutores, de suas atitudes e estados mentais, é necessário estabelecer uma relação entre o conteúdo “superficial”, o contexto de fala e o conhecimento de mundo dos envolvidos na situação, habilidades que podem ser afetadas pela qualidade do ambiente social. Investigamos aqui, especificamente, o caso de adultos privados da liberdade no contexto do ambiente prisional, a partir de tarefas de compreensão linguísticas que requerem a representação de estados mentais próprios e alheios, precisamente enunciados definidos como críticas irônicas e elogios irônicos (NONATO, 2020). Desenvolvemos um estudo experimental através de um instrumento múltiplo de coleta de dados que inclui: (i) Questionário Sociodemográfico, (ii) Escala Multidimensional do Sentido do Humor – MSHS (THORSON; POWELL, 1993) traduzida para o português (JOSÉ; PARREIRA, 2008) e adaptada para este trabalho e (iii) o protocolo Strange Stories (HAPPÉ, 1994; O’HARE et al., 2009), instrumento traduzido e adaptado para o público-alvo da nossa pesquisa que visa medir o grau de compreensão de enunciados não-literais com destaque para elogios irônicos e críticas irônicas. O grupo experimental é composto por 11 voluntários que cumprem pena em regime fechado em uma instituição prisional do interior de Minas Gerais, e o grupo controle por 40 voluntários, divididos por nível de escolaridade, sem restrição de liberdade. As respostas ao instrumento Strange Stories foram gravadas e classificadas como “alvo” ou “não-alvo” conforme critérios predefinidos, avaliando o nível de compreensão dos enunciados não-literais. Os estímulos-controle foram utilizados nas análises de dados para validar o instrumento quanto à eficácia na medição de compreensão geral da tarefa, auxiliando na validação do instrumento como satisfatório na investigação da compreensão de enunciados não-literais em pessoas adultas. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos – com melhor desempenho no grupo controle quando comparado com o grupo experimental – e uma correlação entre enunciados críticos (literais e irônicos) a uma quantidade maior de respostas-alvo na interpretação de histórias envolvendo críticas, em comparação a enunciados elogiosos. Elogios irônicos se revelaram como o tipo de enunciado que concentrou o menor número de respostas-alvo para todos os grupos. Esse resultado se mostra compatível com o reportado por Nonato (2020) em estudo conduzido por meio de metodologia online. |
Data e horário | Dia 11 de fevereiro de 2025, às 14:00 horas na Sala de Webconferência no Prédio da Pós Graduação na Faculdade de Letras – UFJF |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Mercedes Marcilese | Doutora/ PUC – Rio | UFJF | Orientadora e Presidente |
02 | Marília Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes Costa | Doutora/ UFRJ | UFRJ | Membro Titular Externo |
03 | Jan Edson Rodrigues Leite | Doutor/UFPE | UFPB | Membro Titular Externo |