Convite defesa de Dissertação: Larissa Fernandes Eugênio do Nascimento – 03/07/2024, às 9:00h

Título da dissertação Ensino e aprendizagem de vocabulário no twitter: foco nas abordagens implícita e hipermodal
Resumo da dissertação A pandemia do COVID-19 mudou o mundo em outubro de 2019, quando o primeiro caso apareceu na cidade de Wuhan, na China. As relações pessoais, trabalhistas, estudantis e afetuosas tiveram que caminhar a passos lentos, reféns do isolamento social provocado pela pandemia. As mudanças experimentadas e os desafios acarretados pelo vírus no mundo atual, somado a necessidade de trabalhos sobre a linguagem e o uso das tecnologias, justificam a necessidade de estudos, na área da educação, sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de línguas estrangeiras. Dado esse contexto, a presente dissertação tem por objetivo investigar o potencial do Twitter no ensino e aprendizagem de vocabulário do inglês como língua estrangeira a curto prazo, em contexto de ensino implícito e hipermodal. No plano teórico, esta pesquisa se apoia na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia proposta por Mayer (2001) e no Conexionismo. A dissertação resgata a importância dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem do léxico em LE, destacando o papel que a hipermodalidade pode desempenhar na aprendizagem implícita de vocabulário em língua estrangeira em redes sociais, em particular, por meio do Twitter. Metodologicamente, para este estudo de caráter qualitativo-quantitativo, propõe-se um experimento com alunos do curso de inglês da Faculdade de Letras de uma Universidade Federal de Minas Gerais, devidamente matriculados na disciplina de Inglês II, que tem por objetivo expor os participantes a conteúdos autênticos produzidos no Twitter a fim de investigar seus efeitos na aprendizagem e retenção do vocabulário de inglês como LE. Os dados serão gerados por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), teste de nivelamento, testes de vocabulário, questionários de identificação e de avaliação do experimento, e tweets da rede social Twitter. Com este trabalho foi possível perceber o potencial das redes sociais, em especial do Twitter, no aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, em particular do inglês. Além de fornecer contribuições teóricas para a área da linguística aplicada e contribuições pedagógicas para a aquisição lexical.

Data e horário Dia 3 de julho de 2024, às 9:00 horas, via Webconferência

COMPOSIÇÃO DA BANCA: