Convite defesa de Tese: Flavia Marina Moreira Ferreira – 02/05/2024, às 13:30h

Título da tese: Formação Continuada de Professores como espaço de construção de saberes docentes sobre os direitos humanos através de narrativas.
Resumo da tese: Esta pesquisa de doutorado se caracteriza como um estudo qualitativo, interpretativista e etnográfico, inserido no campo da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006). Neste trabalho busco criar inteligibilidades sobre questões que envolvem a linguagem e as pessoas socialmente marginalizadas, como os estudantes negros, lgbtqi+, pobres, indígenas dentre outros conforme apontado nas narrativas docentes. Além da linguística aplicada indisciplinar, me afilio também aos estudos sobre a formação continuada de professores de línguas (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2020; SILVA, 2020; SÜSSEKIND E COUBE, 2020), aos letramentos (STREET, 2014; COLLINS, 2015; SILVA, 2019) em uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2017; BERNARDINO-COSTA, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, 2019) e as narrativas na formação docente (BARCELOS, 2006; 2020; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DE FINA, 2015; CADILHE, 2020; GOMES, 2020). Nesta pesquisa tive como objetivo geral analisar a trajetória de três professores de escolas públicas em eventos de formação continuada sobre Letramentos e Educação em Direitos Humanos por meio de narrativas que funcionaram como instrumento gerador de dados e também como dispositivo de reflexão epistêmica. A geração de dados se deu através da gravação de dezoito eventos de formação continuada de professores (doravante, FC) via Google Meet, onde analisei as narrativas que eram feitas pelos docentes nos encontros. Além das narrativas também analisei os projetos de letramento elaborados pelos docentes participantes desta pesquisa e utilizei notas de campo. Os dados analisados indicam que os direitos humanos não são respeitados durante o processo de ensino e aprendizagem e que por isso as escolas reproduzem as colonialidades do Ser, do Saber e do Poder (MALDONADO-TORRES, 2019) existentes em nossa sociedade. Em relação à trajetória de participação dos docentes nos encontros de FC foi possível perceber a importância dos encontros para os professores enquanto espaço de diálogo, construção coletiva de saberes e desenvolvimento profissional. Destaco ainda o papel das narrativas como dispositivo de reflexão epistêmica na formação docente.
Data e horário Dia 02 de maio de 2024, às 13:30 horas via Webconferência

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Doutor/UFF UFJF Orientador e Presidente
02 Marta Cristina da Silva Doutora/ UFF UFJF Membro Titular Interno
03 Ana Maria Ferreira Barcelos Doutora/ University of Alabama, EUA UFV Membro Titular Externo
04 Ana Paula Grillo El-Jaick Doutora/ PUC-Rio UFJF Membro Titular Interno
05 Anderson Carnin Doutor/Unisinos Unicamp Membro Titular Externo