Título da dissertação: | “Vou começar a botar em prática”: educação linguística, direitos humanos e formação de professores na extensão universitária |
Resumo da dissertação: | A extensão universitária, como uma comunicação de saberes (FREIRE, 2010; GADOTTI, 2017) tem se desenhado como uma frutífera possibilidade para a formação de professores engajados, sensíveis e transformadores (MANCHUR, SURIANI, DA CUNHA 2013). A partir desta perspectiva, foi realizado o curso de extensão “Letramentos e Direitos Humanos – práticas decoloniais na escola”, ofertado durante o segundo semestre de 2022 para cerca de 50 docentes da educação básica. O objetivo desta pesquisa é analisar os enunciados produzidos por uma participante do referido curso no que diz respeito à formação de professores, educação linguística e decolonialidade na sala de aula. Apresentam-se com objetivos específicos: i) selecionar e analisar falas de uma docente que se relaciona, com a educação linguística a partir de uma postura decolonial (FREIRE, 1987; KRENAK 2017; QUIJANO, 2005; MIGNOLO 2018; MALDONADO-TORRES, 2019; SOUSA SANTOS, 2019, 2007) letramentos e direitos humanos (KLEIMAN, 2005, 2009; STREET 2014; COSSON, 2010, 2011; CANDAU, SACAVINO, 2013; VIOLA ZENAIDE, 2019) e formação de professores em comunidade de aprendizagem (HOOKS, 2017; CARNIN, 2015; CARNIN, DE MATTOS GUIMARÃES 2015); ii) buscar relações entre as falas analisadas e a extensão como dispositivo de transformação social; iii) utilizar metodologias provenientes da Linguística Aplicada e pesquisa etnográfica para análise das falas selecionadas. Assim, buscaremos criar inteligibilidades sobre as temáticas apresentadas, mobilizando para isso saberes Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009) e do entendimento da língua como uma atividade social humana, na quais seus enunciados são produzidos para a interação e apresentam um posicionamento político (BAKHTIN, 1997; VOLOCHÍNOV, 2006). Como metodologia, utilizam-se princípios da etnografia (BORGES, FERREIRA, FONTOURA, 2012; ERICKSON, 1990; DURANTI; 2022), já que esta tem se apontado como um importante caminho metodológico para se estudar processos formativos (GARCEZ, SCHULZ, 2015; TEREZINHA DE SOUZA; KRISTENSEN, 2006). Este trabalho ainda busca a produção de um conhecimento baseado na teoria da complexidade (MORIN, 1996), na circularidade de saberes (LÜDKE, 2005) e nos saberes conversitários (FLEURI; 2005).
Palavras-chave: formação de professores; linguística aplicada; educação linguística; extensão universitária |
Data e horário | Dia 03 de maio de 2024, às 14:00 horas via Webconferência |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome | Doutor/UFF | UFJF | Orientador e Presidente |
02 | Andreia Rezende Garcia Reis | Doutora/ UFRJ | UFJF | Membro Titular Interno |
03 | Simone Tiemi Hashiguti | Doutora/ Unicamp | Unicamp | Membro Titular Externo |
04 | Marta Cristina da Silva | Doutora/ UFF | UFJF | Suplente Interno |
05 | Anderson Carnin | Doutor/Unisinos | Unicamp | Suplente Externo |