Título da dissertação: | A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA NA FORMAÇÃO DE SEUS FUTUROS PARES: um olhar para Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo da dissertação: |
O presente trabalho objetiva investigar a participação de professores da escola básica em atividades formativas da Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir da percepção de licenciandos desse curso. Para isso, estudantes de diversos períodos da Licenciatura em Letras da UFJF foram convidados a compartilhar experiências de interação formativa com professores da escola básica por meio de narrativas breves (BASTOS, BIAR, 2015; SOUSA, CABRAL, 2015) e de respostas a um questionário investigativo online (GIL, 1999). Esta investigação, filiada à frente de pesquisa em formação de professores no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; MILLER, 2013; KLEIMAN, 2001, 2019), caracteriza-se como um estudo de caso (YIN, 2001), com abordagem mista de dados, adotando procedimentos quantitativos e qualitativos (CRESWELL, 2007). As escolhas teóricas entrelaçam contribuições de trabalhos locais acerca da formação de professores de línguas (LIMA, 2014; SANTOS, 2018; GARCIA REIS et al, 2018; SILVA, 2020), mapeamentos das licenciaturas no Brasil e de pesquisas acadêmicas em formação de professores (ANDRÉ, 2009, 2010; GATTI, 2009, 2010, 2016; ABRUCIO, 2016) e em propostas de renovação da formação docente (FULLAN, 2009, NÓVOA, 1995, 2007, 2009, 2019, TARDIF, 2014), as quais defendem a participação dos professores da escola básica na formação de seus futuros pares. Além disso, a Semântica de Frames (FILLMORE, 1982; LIMA, MIRANDA, 2013) e o projeto lexicográfico FrameNet instrumentalizaram a análise das narrativas. Os dados sugerem que a interação formativa entre professores da escola básica e os alunos da Licenciatura está concentrada em atividades nas quais esse contato é obrigatoriamente previsto pelo currículo, como nos estágios, em práticas associadas às disciplinas e, também, no Programa de Iniciação à Docência. Os dados quantitativos e as narrativas dos discentes indicam que o professor está presente, principalmente, em seu local de trabalho. De modo geral, os licenciandos em Letras perspectivam a participação dos professores como significativa para suas futuras atuações em sala de aula, principalmente no tocante ao entendimento da cultura profissional. Esta pesquisa busca contribuir com a compreensão do atual cenário de formação para docência na Licenciatura em Letras, tendo como horizonte a ampliação de redes formativas que integram docentes em diferentes momentos da trajetória profissional.
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Data e horário | Dia 27 de março de 2024, às 14:00 horas via Webconferência. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Thais Fernandes Sampaio | Doutora/ UFJF | UFJF | Orientadora e Presidente |
02 | Carolina Alves Fonseca | Doutora/ UFJF | Colégio de Aplicação João XXIII | Membro Titular Interno |
03 | Carolina Scali Abritta | Doutora/ PUC – RJ | UERJ | Membro Titular Externo |
04 | Daniela da Silva Vieira | Doutora/ UFRJ | UFJF | Suplente Interno |
05 | Laura Botelho Silveira | Doutora/UFJF | UFSJ | Suplente Externo |