Convite Defesa de Tese: Ana Carla Machado – 15/12/2023, às 10:00h

Título da tese Movimentos argumentativos em audiências preliminares no Juizado Especial Criminal
Resumo da tese O Juizado Especial Criminal (JECRIM) é órgão do poder judiciário responsável porjulgar contravenções penais e crimes de menor potencial ofensivo cujas penas nãoultrapassam dois anos de prisão. A audiência preliminar acontece antes do oferecimentoda denúncia e é caracterizada pela tentativa de arquivamento do caso e,consequentemente, da diminuição da sobrecarga de processos no JECrim (MIRANDA,2019; MACHADO 2023). Desse modo, esse evento de fala-em-interação éeminentemente argumentativo e, dependendo do poder de persuasão da conciliadora, aproposta de arquivamento terá ou não sucesso. Considerando as especificidades dessecontexto situacional, os objetivos deste trabalho são mapear os movimentosargumentativos (MA, cf. GILLE, 2001) apresentados pelos participantes em trêsaudiências no JECrim de uma cidade de Minas Gerais; investigar o papel daargumentação no cumprimento do mandato institucional (MAYNARD, 1984) e analisara estrutura e o conteúdo dos argumentos de sustentação. Os dados, gravados em áudio etranscritos de acordo com a convenção dos analistas da conversa (SACKS,SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974), pertencem ao acervo do Grupo de Pesquisa doCNPq “Práticas de Linguagem em Contextos Legais”. A pesquisa é qualitativa einterpretativa (DENZIN e LINCOLN, 2005) e está inserida na subárea da LinguísticaAplicada das Profissões (SARANGI, 2005). Para análise da argumentação, aliamos ostrês componentes propostos por Schiffrin (1987) aos movimentos argumentativosprevistos por Gille (2001). Além disso, recorremos à literatura sobre os tipos deargumento (PERELMAN E OLBRECHTS – TYTECA, 1958; GARCIA, 1978; BILLIG,1987) e aos estudos das narrativas (LABOV, 1972; BAMBERG EGEORGAKOPOULOU, 2008). Também nos valemos dos modelos de argumentaçãoelaborados por Vieira (2003, 2007). Os resultados do estudo mostram, nas audiências noJECrim, o uso de movimentos argumentativos (MA) já previstos por Gille (2001) eVieira (2003, 2007), porém revelam a emergência de um MA específico desse contextoa saber, PECON. Ademais, constatamos que a conciliadora persegue o cumprimento desua meta institucional, ora argumentando a favor do arquivamento, ora defendendo anão abertura de processos futuros. A depender da reação dos participantes, aargumentação é breve ou construída paulatinamente em vários turnos de fala, por meioda inserção de analogias, argumentos de autoridade, evidências legais, evidências,narrativas, senso comum e silogismo.
Data e horário Dia 15 de dezembro de 2023, às 10:00 horas, de forma remota

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Amitza Torres Vieira Doutora /PUC-RIO UFJF Orientadora/presidente
02 Johan Gille Doutor/Universidade de Uppsala Universidade de Estocolmo Coorientador
03 Denise Barros Weiss Doutora/ UFF UFJF Membro Titular Interno
04 Carolina Scali Abritta Doutora/PUC-Rio UERJ Membro Titular Externo
05 Roberto Perobelli de Oliveira Doutora/ UFJF UFES Membro Titular Externo
06 Maria do Carmo Leite de Oliveira Doutor /PUC-Rio PUC-Rio Membro Titular Externo
07 Luiz Fernando Matos Rocha Doutor UFRJ UFJF Suplente Interno
08 Maria das Graças Dias Pereira Doutora/PUC-Rio PUC-Rio Suplente Externo