Título da dissertação | Narrativas de integração de saberes: ensino de língua inglesa e educação em direitos humanos |
Resumo da dissertação | Este estudo consiste em uma pesquisa narrativa (CADILHE, 2020) a partir de uma oficina de letramento (MARQUES E KLEIMAN, 2019) desenvolvida em aulas da disciplina de Língua Inglesa no ano de 2022, com alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola no sudeste brasileiro. A leitura/escuta de narrativas, sejam elas escritas, faladas, visuais, multissemióticas e/ou multimodais, implica a compreensão sobre sujeitos na vida social; a partir dos temas que mobilizam e do que escolhem focar em suas narrativas, esses sujeitos comunicam não apenas seus próprios saberes, como também suas identidades e posicionamentos acerca do que narram (BARCELOS, 2020). Assim, a observação da paisagem linguística escolar permite compreender de que modo a escola se orienta como um lugar que convida e acolhe as diversidades, encorajando o compartilhamento das dificuldades e percalços inerentes ao momento da vida em que os estudantes se encontram, cumprindo com as diretrizes para a Educação em Direitos Humanos (2013) propostas pelo MEC e reafirmadas na Base Nacional Comum Curricular de Língua Inglesa (2018). Assim, pode-se observar como a escola se configura enquanto um espaço que busca oferecer amparo e orientação para esses jovens, não só com relação aos estudos, mas à vida social e a questões pessoais envolvendo saúde física e emocional. A partir desse propósito da educação em Língua Inglesa na escola, propus aos estudantes uma intervenção nos espaços da escola com o objetivo de incluírem suas próprias reflexões e saberes nas práticas de linguagem em sala de aula. O trabalho se delineou enquanto oficina de letramento e apresentou desdobramentos para a criação de um vínculo de confiança, acolhimento, respeito, além de afeto e senso de pertencimento entre os/as participantes (docente e discentes). Ainda neste estudo, proponho reflexões e inteligibilidade sobre a importância de se adotar uma perspectiva decolonial (CADILHE, 2021) na criação de oportunidades de engajamento dos alunos em eventos de letramentos que partem da ideologia linguística orientada pela materialização da língua como mobilização de recursos.
Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Ensino de Língua Inglesa. Letramentos. Oficina de letramento. Educação em Direitos Humanos |
Data e horário | Dia 08 de dezembro de 2023, às 14:30 horas, via Web conferência. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome | Doutor / UFF | UFJF | Orientador e presidente |
02 | Andreia Rezende Garcia Reis | Doutora/ UFRJ | UFJF | Membro Titular Interno |
03 | Anderson Carnin | Doutor/UNISINOS | UNICAMP | Membro Titular Externo |
04 | Marta Cristina da Silva | Doutora /UFF | UFJF | Suplente Interno |
05 | Marcel Amorim | Doutor/UFJF | UFRJ | Suplente Externo |