Convite Defesa de Tese: Wuilton de Paiva Ricardo – 20/10/2023, às 14:00h

Título da tese A proficiência oral em língua portuguesa como língua materna: usando a metodologia do exame Celpe-bras para avaliar alunos na educação básica
Resumo da tese Este trabalho surgiu devido a minha atuação como avaliador da parte oral do exame Celpe-bras. Como professor de Língua Materna inserido nesse novo contexto avaliativo, mergiram alguns questionamentos: se os meus alunos de língua materna fossem submetidos a um exame, testando a sua competência oral em língua portuguesa, como seriam avaliados? Como a escola estrutura suas atividades e avaliações em oralidade? Como avaliar a proficiência oral dos alunos de língua materna? Uma proposta de trabalho voltada para esse fim traria quais resultados? Tais questionamentos revelaram a necessidade de uma pesquisa em ensino-aprendizagem, avaliação e proficiência em língua portuguesa, quanto à modalidade oral nas escolas. Assim, temos por objetivo geral analisar a proficiência oral de alunos de PLM em um gênero oral específico, adotado pelo exame Celpe-Bbras: a entrevista avaliativa. Como objetivos específicos, procuramos investigar as especificidades da avaliação da proficiência oral do Celpe-bras; analisar os efeitos dessa avaliação de proficiência oral em PLM e relacionar os resultados da avaliação de proficiência do Celpe-bras ao ensino de oralidade em PLM. Desse modo, perpassando pelo lugar da oralidade no ensino de língua e o construto do exame Celpe-bras, apresentamos a metodologia adotada e a análise dos dados obtidos, sugerindo uma adaptação das grades usadas no exame para estrangeiros como ferramenta de avaliação formativa da oralidade em alunos de PLM.
Data e horário Dia  20 de outubro de 2023, às 14:00 horas, via Web conferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Denise Barros Weiss Doutora/UFF UFJF Orientadora e Presidente
02 Marta Cristina da Silva Doutora/ UFF UFJF Membro Titular Interno
03 Denise Salim Santos Doutora /UERJ UERJ Membro Titular Externo
04 Daniela da Silva Vieira Doutora/UFRJ UFJF Membro Titular Externo
05 Iveuta de Abreu Lopes Doutora / UFPE UFPI Membro Titular Externo
06 Natália Moreira Tosatti Doutora/ UFMG CEFET/MG Membro Titular Externo
06 Patrícia Nora de Souza Ribeiro Doutora/Unicamp UFJF Suplente Interno
07 Jefferson Evaristo do Nascimento Silva Alves Doutor/UERJ UERJ Suplente Externo