Convite Defesa de Tese: RODRIGO PINTO DE BRITO – 06/10/2023, às 15:00h

Título da tese SOBRE A NOÇÃO DE LINGUAGEM SUBJACENTE AO CETICISMO PIRRÔNICO SEXTIANO: um estudo do livro I de Esboços Pirrônicos, de Sexto Empírico, acompanhado de tradução e de uma investigação teórico- metodológica.
Resumo da tese No presente trabalho nosso objetivo é contribuir em três diferentes âmbitos: 1- uma investigação teórico-metodológica, acerca da área da historiografia das ciências da linguagem; 2- outro, envolvendo estudos histórico-conceituais de uma proposta específica de interpretação do funcionamento da linguagem, cética e não-representacionalista; 3- e a materialização em língua portuguesa brasileira da fonte primária sob análise: Esboços pirrônicos I, de Sexto Empírico (II-III d.C.).No entanto, as querelas que motivaram o desenvolvimento das teorias que pautaram nosso método – discutido no capítulo I – partiram de alguma forma de ceticismo filosófico, sobretudo moderno ou contemporâneo. Por sua vez, estes ceticismos de fundo originam-se de discussões céticas antigas, avançadas notadamente por Sexto Empírico, autor da obra sob análise. Assim, optamos por uma escrita retroalimentar e não linear que fornecesse indícios do próprio caráter não linear da investigação, em que o capítulo I se alimenta e depende do II, que por sua vez dá-se a partir do III.
Data e horário Dia  06 de outubro de 2023, às 15:00 horas, via Web conferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01  Fabio da Silva Fortes Doutor /UNICAMP UFJF Orientador e Presidente
02 Alessandro Jocelito Beccari Doutor/ Universidade Federal do Paraná UFJF Membro Titular Interno
03 Danilo Marcondes de Souza Filho Doutor/ University of St Andrews UFF Membro Titular Externo
04 José Borges Neto Doutor/UNICAMP UFPR Membro Titular Externo
05 Alfonso Correa Motta Doutor / Université Paris X – Nanterre Universidad Nacional de Colombia Membro Titular Externo
06 Ana Paula Grillo El-Jaick Doutora/PUC-Rio UFJF Suplente Interno
07 Carlos Renato Rosário de Jesus Doutor/UNICAMP UEA Suplente Externo