Título da tese | A NOÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE DOCENTE E ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA |
Resumo da tese | Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a concepção de avaliação assumida em uma disciplina voltada a estudos da gramática normativa do Português no Curso de Letras de uma universidade pública, bem como a compreensão dos discentes que cursam essa disciplina sobre a função das avaliações, assumindo-se que os processos de avaliação e de ensino-aprendizagem estão diretamente relacionados. Esse objetivo geral se subdivide em outros mais específicos: i) verificar como a gramática normativa foi abordada na disciplina em questão; ii) investigar a concepção de avaliação do docente que ministra essa disciplina; iii) analisar os instrumentos avaliativos utilizados por esse professor; iv) analisar as percepções dos estudantes sobre as avaliações aplicadas; v) observar em que medida as avaliações exerceram influência no processo de ensino da disciplina focalizada. O trabalho busca aporte teórico principalmente nos estudos sobre avaliação de Perrenoud (1999) e Luckesi (2011, 2011); para discutir sobre a influência das avaliações na aprendizagem dos estudantes, as teorias de Alderson & Wall (1993) e Scaramucci (2006, 2011) e, para abordar as questões do ensino de gramática, as discussões de Franchi (2006), Antunes (2003, 2007, 2009), Bagno (2003) e Perini (2014). Para alcançar os objetivos propostos, realizamos um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, a fim de analisar a avaliação da aprendizagem no contexto focalizado. Visando à triangulação dos dados, utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa: questionário, entrevista, observação das aulas e análise documental. Os resultados apontam que o docente que ministrou a disciplina desenvolveu um trabalho que ultrapassou o ensino de regras e classificações gramaticais, levando os alunos a refletirem sobre os usos da língua. Além disso, o professor demonstrou compreender a importância da avaliação formativa, buscando usar as avaliações para analisar se se sua forma de trabalho estava adequada para atingir os objetivos propostos, traçando novas estratégias quando foi necessário. Na percepção dos discentes, as avaliações foram importantes para seu aprendizado, pois foram instrumentos que possibilitaram identificar as lacunas na compreensão do conteúdo abordado. Dessa forma, verificamos que os instrumentos avaliativos foram usados para gerar mudanças no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua melhoria. |
Data e horário | Dia 31 de agosto de 2023, às 14:30 horas, via web conferência. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Marta Cristina da Silva | Doutora /UFF | UFJF | Orientadora e Presidente |
02 | Alvanize Valente Fernandes Ferenc | Doutora / Ufscar | UFV | Membro Titular Externo |
03 | Viviane Aparecida Bagio Furtoso | Doutora/ UNESP | UEL | Membro Titular Externo |
04 | Thais Fernandes Sampaio | Doutora/ UFJF | UFJF | Membro Titular Interno |
05 | Andreia Rezende Garcia Reis | Doutora /UFRJ | UFJF | Membro Titular Interno |
06 | Tânia Guedes Magalhães | Doutora/ UFF | UFJF | Suplente Interno |
07 | Maria Izabel Rodrigues Tognato | Doutor/ LAEL – PUC/SP | Unespar- Campo Mourão/PR | Suplente Externo |