Convite Defesa de Tese: André Lázaro Ferreira Augusto – 21/08/2023, às 10:00h

Título da tese

A COCONSTRUÇÃO DE INTERAÇÕES CARACTERIZADAS POR ATOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-INTERACIONAL DOS ELEMENTOS MULTIMODAIS DE PROVAS EM VÍDEO DA JUSTIÇA MILITAR

Resumo da tese

Este trabalho analisa três casos com evidências em registro audiovisual que tramitaram na Justiça Militar da União. Filmagens podem integrar autos judiciais e servir como provas para a formação do convencimento do juiz, tendo especial relevância em processos criminais caracterizados pela prática de atos de violência física. A interpretação dessas imagens não é óbvia, gerando dúvidas ao expectador sobre a natureza da atividade desenvolvida. Essa dificuldade, aliada à ausência de treinamento, conduz à deficiência da interpretação da prova em vídeo nos Tribunais (SILBEY, 2008; KAHAN, 2009; SHERWIN, 2011; RICCIO; GUEDES, 2022; RICCIO; MESSIAS; GUEDES; MATTOS, 2019; AUGUSTO; RICCIO; VIEIRA, 2021; AUGUSTO; VIEIRA; RICCIO, 2023). Assim, o objetivo desta pesquisa exploratória (GIL, 2002) é investigar como ocorre a coconstrução de uma interação registrada em prova em vídeo e caracterizada por atos de violência física. Para compreender como os elementos da atividade evidenciam o enquadre de violência física, se é observada ambiguidade nas interações e como ela se estrutura e como as ações dos participantes circunstantes contribuem para a configuração dessa atividade, adotou-se a análise da Sociolinguística Interacional (BATESON, 2013; GOFFMAN, 1986, 2013; GUMPERZ, 2013; KENDON, 1990; ROSSANO, 2013; GLENN, 2013) aliada a pressupostos da Análise da Conversa Multimodal (STIVERS, 2013; CRUZ; OSTERMANN; ANDRADE; FREZZA, 2019). A metodologia é qualitativa e interpretativa (DENZIN; LINCON, 2006), adotando-se o método do estudo de caso múltiplo (YIN, 2015). Os dados foram transcritos conforme os Modelos Jefferson (LODER, 2008) e Mondada (2022). Os resultados indicam que os elementos multimodais extraídos permitem compreender diversos aspectos da atividade, como a natureza do enquadre, o alinhamento dos interagentes, os momentos e atitudes que antecedem as agressões e as estratégias para a redução da intensidade ou mesmo para a cessão dos atos de violência física. A pesquisa, portanto, consiste na aplicação prática de teorias combinadas de Goffman (1986) e Gumperz (2013) voltadas à interpretação de um enquadre complexo e desafiador, podendo as inferências obtidas auxiliar profissionais da Linguística Forense e, consequentemente, do Direito.

Data e horário Dia 21 de agosto de 2023, às 10:00 horas, via web conferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Amitza Torres Vieira Doutora / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro UFJF Orientadora e Presidente
02 Vicente Riccio Neto Doutor/Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro UFJF Co-orientador
03 Maria do Carmo Leite de Oliveira Doutora / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Membro Titular Externo
04 Fernanda Miranda da Cruz Doutor/ École Normale Supérieure de Lettres et Science Hum, França Unifesp Membro Titular Externo
05 Roberto Perobelli de Oliveira Doutora/ UFJF UFES Membro Titular Externo
06 Luiz Fernando Matos Rocha Doutora /UFRJ UFJF Membro Titular Interno
07 Denise Barros Weiss Doutora/ UFF UFJF Suplente Interno
08 Maria das Graças Dias Pereira Doutor/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Suplente Externo