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Convite Defesa de Tese: Rafael Jefferson Fernandes – 24/08/2023, às 14:00h

 

 

Título da tese  

“HAY TODA UNA HISTORIA POR DETRÁS”: A AUTOETNOGRAFIA DE UM PROFESSOR DE ESPANHOL NO BRASIL

 

Resumo da tese  

 

Nesta pesquisa, busco, através de mergulho autoetnográfico (JONES et al., 2013; ELLIS 2004; ELLIS et al., 2011; SILVA, 2011; BOCHNER, 2013; ELLIS E ADAMS, 2014; CRISTÓVÃO, 2018; TAKAKI, 2020), vasculhar memórias, reviver vertigens e despertar fantasmas para lançar-me, então, à experiência do dizer-me. Para isso, entendo que a autoetnografia como aporte metodológico, se define em contradição ao pensamento binário estruturalista e acredita que o trabalho acadêmico pode ser, a um só́tempo, teórico e prático, analítico e emocional, real e ficcional, pessoal e social, possibilitando, ao pesquisador que se debruça sobre si, um olhar com mais liberdade para propor interpretações e significados aos eventos, às ações e às experiências (BOCHNER, 2016). Assim, ancorado nos estudos translíngues translíngues (GARCÍA e LI WEI, 2014; LI WEI, 2018; CANAGARAJAH, 2013, 2017; ROCHA (2019); FERNANDES e SALGADO, 2019 e SALGADO et al., 2022), escavo minhas memórias de diferentes momentos da minha trajetória do meu processo ininterrupto de formação como professor de espanhol, a saber, dois lugares, duas instituições que contribuíram (e uma ainda contribui) para esse professor-processo, a Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), localizado no município de Valença, interior do Rio de Janeiro — onde, atualmente, sou docente de línguas portuguesa e espanhola, na tentativa de responder a uma pergunta de pesquisa: O que é esse fenômeno que tem sido, ostensivamente, denominado portunhol? Por fim, esta tese, ao resgatar as memórias desse professor de espanhol, colocando-as em primeiro plano, propõe para os hispanistas brasileiros, professores em formação inicial e continuada, um olhar renovado para práticas de linguagem que emergem na fricção de diferentes repertórios linguísticos (BUSCH, 2015).

 

Data e horário Dia 24 de agosto de 2023, às 14:00 horas, na sala de Webconferência.

 

  COMPOSIÇÃO DA BANCA: 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Ana Cláudia Peters Salgado Doutor / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro UFJF Orientadora e Presidente
02 Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves Doutora / University of Texas System UFJF Membro Titular Interno
03 Thais Fernandes Sampaio Doutora/ UFJF UFJF Membro Titular Interno
04 Antonio Ferreira da Silva Júnior Doutor/ UFRJ UFRJ Membro Titular Externo
05 Fernando Zolin Vesz Doutor /UFG UFMT Membro Titular Externo
06 Fábio da Silva Fortes Doutor/ UNICAMP UFJF Suplente Interno
07 Denise Barros Weiss Doutora/ UFF UFJF Suplente Interno
08 Cícero Anastácio Araújo de Miranda Doutor/ UFC UFC Suplente Externo
09 Lucineudo Machado Irineu Doutor/UFC UECE Suplente Externo