Convite Defesa de Tese: Késsia da Silva Henrique – 17/01/2023, às 13:00h

Título da tese Processamento e aprendizagem de dependências não adjacentes por adultos falantes do português brasileiro
Resumo da tese

Esta tese tem como objetivo investigar a aprendizagem e o processamento de dependências não adjacentes (doravante, DNAs) por adultos em uma perspectiva psicolinguística. Nesse sentido, buscamos avaliar em que medida adultos são capazes de aprender DNAs em uma nova língua e por quanto tempo essa aprendizagem se mantém, além de explorar as diversas configurações de DNAs em uma língua natural, assim como a existência de múltiplas DNAs que influenciariam no processamento dessas estruturas. No que diz respeito ao processamento, pesquisas usando línguas artificiais apontam para restrições de ordenamento no processamento de DNAs por adultos (De VRIES et al., 2012). Assim, nosso estudo explora diferença no processamento de múltiplas dependências não adjacentes em função da configuração em que as dependências se organizam em uma L1. Adotamos a hipótese de trabalho de que a existência de múltiplas DNAs, comuns nas línguas naturais, e a configuração em que se organizam são fatores que geram sobrecarga na memória, sendo relevante para o processamento da linguagem. Para investigar a questão experimentalmente, foram realizados dois testes online usando a tarefa de labirinto (maze task) com falantes adultos do PB. Os resultados sugerem que, apesar de DNAs em uma configuração aninhada serem construções possíveis no PB, seu processamento é comparativamente mais custoso. No que tange à aprendizagem, pesquisas anteriores sugerem que a aprendizagem de DNAs ocorre no início do desenvolvimento linguístico (SANTELMANN & JUSCZYK, 1998; VAN HEUGTEN & SHI, 2010, entre outros). Entretanto, a capacidade dos adultos de aprender DNAs inconscientemente e após uma curta fase de treinamento e a permanência dessa aprendizagem permanece incerta. Assim, nosso objetivo foi analisar em que medida mecanismos de aprendizagem que permitem identificação, abstração e generalização de DNAs permanecem em adultos após consolidada a aquisição de uma língua natural e quais seriam os efeitos do tempo na manutenção dessa aprendizagem a longo prazo. Para investigar a questão experimentalmente, foram conduzidas três atividades usando língua artificial. Na primeira, participantes do grupo experimental ouviram determinantes e palavras inventados que se combinavam em uma estrutura D+N por 3 minutos (etapa 1) e, em seguida, deveriam escolher qual palavra inventada combinava melhor com o determinante que aparecia na tela (etapa 2). Participantes do grupo controle fizeram apenas a tarefa de escolha. Os participantes do grupo experimental tiveram mais respostas corretas e mais rápidas em comparação com o grupo controle. Na segunda atividade, os participantes foram expostos às duas etapas durante 7 dias consecutivos. Os resultados apontaram aprendizagem dos padrões de DNA após o terceiro dia. A terceira atividade experimental foi realizada 40 dias depois do segundo experimento, com os mesmos participantes, que foram solicitados a repetir uma sessão experimental. Os resultados sugerem que após 40 dias, os participantes ainda possuíam algum conhecimento a respeito das combinações de DNAs. Em conjunto, nossos resultados sugerem que o processamento de DNAs é essencial para a cognição humana e que fatores como a configuração em que essas dependências se organizam em uma língua natural podem influenciar no seu processamento. Além disso, os resultados sugerem que falantes adultos com sua L1 já consolidada são capazes de abstrair novos padrões de DNAs em uma língua desconhecida e aplicá-los a novos estímulos de maneira tão eficiente quanto bebês o fazem, sugerindo a existência de um mecanismo importante para a identificação das relações morfofonológicas de concordância, essenciais para o processamento e cognição humana. Dessa forma, a pesquisa desenvolvida no âmbito desta tese pretende contribuir para a discussão de aspectos importantes envolvidos na aprendizagem e processamento adulto de DNAs, tanto em uma L1 quanto em L2 focalizando a aprendizagem de dependências não adjacentes e o processamento de múltiplas DNAs.

Data e horário Dia 17 de janeiro  de 2023, às 13:00 horas, via web conferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Maria Cristina Lobo Name Doutora / PUC RJ UFJF Orientador e Presidente
02 Mailce Borges Mota Doutora /UFSC UFSC Membro Titular Externo
03 Pablo Picasso Feliciano de Faria Doutor/UNICAMP UNICAMP Membro Titular Externo
04 Paula Roberta Gabbai Armelin Doutora/ USP UFJF Membro Titular Interno
05 Mercedes Marcilese Doutora /PUC Rio UFJF Membro Titular Interno