Convite Defesa de Doutorado: Renata Cristina das Dores – 23/11/2022 às 14:00 h

Título da tese

A ludicidade como recurso para a criação de atividades conjuntas significativas nas aulas de Língua Portuguesa

Resumo da tese

Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa Linguagem e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa objetiva propor atividades pedagógicas lúdicas para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da consideração das concepções de docentes e de discentes, de uma rede de ensino específica, acerca da ludicidade. Nos últimos anos, o desenvolvimento dos estudos sobre a linguagem redefiniu os parâmetros para o ensino de Língua Portuguesa, como se comprova nas orientações oficiais para a área (BRASIL, 1998; 2018). Embora os professores de língua reconheçam, de modo geral, a adequação dessas diretrizes, percebe-se ainda uma grande dificuldade no sentido de transformar a aula de língua em um espaço no qual os discentes possam envolver-se em atividades interativas e, nessa interação, desenvolver recursos expressivos que possam dar conta das finalidades práticas de uso social da língua. Ao lado disso – ou talvez exatamente por isso –, observa-se uma crescente desmotivação entre os discentes nas aulas de língua materna, como apontado em estudos realizados no âmbito do PROFLETRAS/UFJF (ALVES, 2015; FERREIRA, 2015; LIMA, 2016). É nesse contexto que esta investigação reconhece na ludicidade (LUCKESI, 2005, LOPES, 2014) um caminho para criar situações significativas de práticas de linguagem na aula de Língua Portuguesa, criando situações de jogos, de simulações, de vivências alternativas, que permitam ao discente experienciar situações de uso da linguagem, as quais, normalmente, não ocorreriam de forma espontânea (ou real) na escola. A partir de uma visão interdisciplinar de construção de conhecimento, são utilizados estudos provenientes de diferentes áreas na elaboração do aporte teórico desta pesquisa. Desse modo, o texto realiza reflexões sobre a docência na atualidade, tratando, em específico, da atuação do professor de português (NÓVOA, 2009; TARDIF; LESSARD, 2014). Ademais, o trabalho propõe-se a discutir as relações existentes entre a ludicidade, a experiência humana e a aprendizagem (CAILLOIS, 2017; HUIZINGA, 2000; PIAGET, 2017; VYGOTSKY, 2008), observando as formas pelas quais aquela está presente no cotidiano, na história, na educação e no desenvolvimento humano. A fim de enriquecer essa discussão, buscou-se o entendimento das maneiras pelas quais se processa a aprendizagem humana, a partir dos estudos feitos no campo da Neurociência (COSENZA; GUERRA, 2011), além de considerar relações entre conceitos provenientes da Linguística Cognitiva e processos de aprendizagem da língua (BERGEN 2012). A pesquisa configura-se como um estudo de caso (YIN, 2015) e se desenvolveu na rede municipal de ensino de Comendador Levy Gasparian, estado do Rio de Janeiro. No desenvolvimento da investigação, oito professores da referida rede e trinta e nove alunos matriculados no nono ano do Ensino Fundamental na escola municipal São João Batista foram convidados a participarem da pesquisa respondendo ao instrumento investigativo que solicita o relato de uma experiência lúdica ocorrida em ambiente escolar da qual tenham participado ou mesmo organizado (no caso dos professores). Os discursos docentes e discentes foram analisados com o objetivo de observar de que modo a concepção de ludicidade emerge em seus textos. Na análise, a Semântica de Frames (FILLMORE, 1982) e o projeto lexicográfico FrameNet oferecem suporte para o exame dos dados coletados. A partir das teorizações realizadas e considerando as vozes docentes e discentes no que se refere à manifestação da ludicidade em ambiente escolar, esta pesquisa apresenta um capítulo específico com atividades pedagógicas lúdicas destinadas ao ensino de língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de que os interessados pelo assunto tenham à disposição um material pedagógico que contribua para criar situações de aprendizagem da linguagem.

Data e horário Dia 23 de novembro de 2022, às 14:00 horas, via web conferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca