Fechar menu lateral

Convite Defesa de Doutorado: Flávio Souza Rodrigues – 22/11/2022 às 09:00h

 

Título da tese  

Curso de Letras-Libras: tensões, conflitos e desafios

Resumo da tese  

 

O presente trabalho tem como foco a formação de professores de Libras para a educação básica, buscando elucidar de que maneira aspectos teóricos-metodológicos do Curso de Letras-Libras se alinham ou não aos recentes estudos da Sociolinguística e da Linguística Aplicada e como tais aspectos contribuem ou não para formar docentes capazes de entender e lidar com complexos fenômenos da linguagem no atual estágio da globalização, marcado pelo aumento do fluxo comunicacional que tem influenciado nossas relações sociais, interacionais e de agência (SILVA, 2004; KUMARAVADIVELU, 2006), reflexo, principalmente, de uma sociedade dinâmica, fluida, caracterizada pelo aumento dos processos migratórios e pela intensificação dos contatos linguísticos e sociais (KUMARAVADIVELU, 2006; BLOMMAERT, 2010; MOITA LOPES, 2013), evidenciando, assim, a necessidade de uma reorientação teórica, pautada nas mudanças pós-modernas na qual a etnografia e a microanálise de práticas interacionais situadas têm possibilitado uma maior valorização dos contextos em que as práticas de língua(gem) ocorrem e uma outra percepção dos sujeitos e das línguas (MOITA LOPES, 2013). Para tanto, busca-se examinar a persistência da orientação monolíngue nos espaços de aprendizagem (CANAGARAJAH, 2013), a necessidade de desinventarmos as línguas (MAKONI & PENNYCOOK, 2007), bem como a vigência de visões colonialistas presentes em diferentes contextos (MIGNOLO, 2006). Nesse sentido, nos alinhamos aos preceitos da Sociolinguística da Globalização (BLOMMAERT, 2010) e da Linguística Aplicada INdisciplinar (MOITA-LOPES, 2006) afim de desvelar as ideologias linguísticas (KROSKRITY, 2004; LAGARES, 2018) presentes nos Discursos (BLOMMAERT, 2005; GEE, 1999, 2011) de professores, técnicos administrativos e estudantes do Curso de Letras-Libras. Colocar em perspectiva a formação docente dos alunos do curso, bem como a atuação daqueles que se encontram envolvidos nesse processo cria oportunidades para se repensar o exercício da docência e trazer à luz questões suscitadas por fenômenos complexos da atualidade que, em muitos aspectos, relacionam-se às concepções e às práticas linguísticas que permeiam ou estão presentes na sociedade superdiversa (VERTOVEC, 2006) na qual nos encontramos. Dessa forma, busca-se ponderar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas na formação docente dos alunos e a importância de uma postura reflexiva para a percepção da “necessidade de se problematizar a validade de concepções e ideologias de linguagem para o mundo atual e de abarcar, nos estudos da linguagem, as complexas formas de contato entre pessoas e o uso de recursos linguísticos e semióticos” (LUCENA & NASCIMENTO, 2016, p. 55), tanto dentro quando fora dos espaços de formação e aprendizagem.

 

Data e horário Dia 22 de novembro de 2022, às 09:00 horas, via web conferência.

  COMPOSIÇÃO DA BANCA: 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01  

 

Ana Cláudia Peters Salgado

 

Doutora / PUC RJ UFJF orientadora
02  

Daniel de Mello Ferraz

Doutor / USP USP Membro Titular Externo
03  

Ana Luisa Borba Gediel

Doutor / UFRS UFV Membro Titular Externo
04  

Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome

de Oliveira

Doutor/ UFF UFJF Membro Titular Inteno
05  

Ana Paula Grillo El-Jaick

 

Doutor / PUC RJ UFJF Membro Titular Interno e presidente
06  

Denise Barros Weiss

 

Doutora / UFF UFJF Suplente Interno
07  

Roberto Perobelli de Oliveira

 

Doutor / UFJF UFES Suplente Externo