Título da tese |
Curso de Letras-Libras: tensões, conflitos e desafios |
Resumo da tese |
O presente trabalho tem como foco a formação de professores de Libras para a educação básica, buscando elucidar de que maneira aspectos teóricos-metodológicos do Curso de Letras-Libras se alinham ou não aos recentes estudos da Sociolinguística e da Linguística Aplicada e como tais aspectos contribuem ou não para formar docentes capazes de entender e lidar com complexos fenômenos da linguagem no atual estágio da globalização, marcado pelo aumento do fluxo comunicacional que tem influenciado nossas relações sociais, interacionais e de agência (SILVA, 2004; KUMARAVADIVELU, 2006), reflexo, principalmente, de uma sociedade dinâmica, fluida, caracterizada pelo aumento dos processos migratórios e pela intensificação dos contatos linguísticos e sociais (KUMARAVADIVELU, 2006; BLOMMAERT, 2010; MOITA LOPES, 2013), evidenciando, assim, a necessidade de uma reorientação teórica, pautada nas mudanças pós-modernas na qual a etnografia e a microanálise de práticas interacionais situadas têm possibilitado uma maior valorização dos contextos em que as práticas de língua(gem) ocorrem e uma outra percepção dos sujeitos e das línguas (MOITA LOPES, 2013). Para tanto, busca-se examinar a persistência da orientação monolíngue nos espaços de aprendizagem (CANAGARAJAH, 2013), a necessidade de desinventarmos as línguas (MAKONI & PENNYCOOK, 2007), bem como a vigência de visões colonialistas presentes em diferentes contextos (MIGNOLO, 2006). Nesse sentido, nos alinhamos aos preceitos da Sociolinguística da Globalização (BLOMMAERT, 2010) e da Linguística Aplicada INdisciplinar (MOITA-LOPES, 2006) afim de desvelar as ideologias linguísticas (KROSKRITY, 2004; LAGARES, 2018) presentes nos Discursos (BLOMMAERT, 2005; GEE, 1999, 2011) de professores, técnicos administrativos e estudantes do Curso de Letras-Libras. Colocar em perspectiva a formação docente dos alunos do curso, bem como a atuação daqueles que se encontram envolvidos nesse processo cria oportunidades para se repensar o exercício da docência e trazer à luz questões suscitadas por fenômenos complexos da atualidade que, em muitos aspectos, relacionam-se às concepções e às práticas linguísticas que permeiam ou estão presentes na sociedade superdiversa (VERTOVEC, 2006) na qual nos encontramos. Dessa forma, busca-se ponderar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas na formação docente dos alunos e a importância de uma postura reflexiva para a percepção da “necessidade de se problematizar a validade de concepções e ideologias de linguagem para o mundo atual e de abarcar, nos estudos da linguagem, as complexas formas de contato entre pessoas e o uso de recursos linguísticos e semióticos” (LUCENA & NASCIMENTO, 2016, p. 55), tanto dentro quando fora dos espaços de formação e aprendizagem.
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Data e horário | Dia 22 de novembro de 2022, às 09:00 horas, via web conferência. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 |
Ana Cláudia Peters Salgado
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Doutora / PUC RJ | UFJF | orientadora |
02 |
Daniel de Mello Ferraz |
Doutor / USP | USP | Membro Titular Externo |
03 |
Ana Luisa Borba Gediel |
Doutor / UFRS | UFV | Membro Titular Externo |
04 |
Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome de Oliveira |
Doutor/ UFF | UFJF | Membro Titular Inteno |
05 |
Ana Paula Grillo El-Jaick
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Doutor / PUC RJ | UFJF | Membro Titular Interno e presidente |
06 |
Denise Barros Weiss
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Doutora / UFF | UFJF | Suplente Interno |
07 |
Roberto Perobelli de Oliveira
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Doutor / UFJF | UFES | Suplente Externo |