Título da dissertação |
“MUITO IMPORTANTE ESSES ESPAÇOS-TEMPO PARA A GENTE PENSAR, DISCUTIR E REFLETIR”: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS MULTILETRAMENTOS |
Resumo da dissertação |
Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a presente pesquisa intenciona refletir sobre a formação docente (especificamente a de professores de português) em relação às novas demandas no processo de ensino e aprendizagem em tempos hipermodernos (LIPOVETSKY, 2004). Para tanto, são analisados eventos de um curso extensionista, “Multiletramentos e Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica”, promovido para discentes dos períodos finais da licenciatura em Letras da UFJF, bem como para professores já formados. O propósito do curso foi de oferecer a esse público uma oportunidade de ampliação de seus conhecimentos sobre os multiletramentos, a diversidade cultural, a diversidade linguística e a cultura digital, a partir da leitura e discussão de textos teóricos sobre tais temas, correlacionando-os com práticas e experiências reais do trabalho docente. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KUMARADIVELU, 2006; FABRÍCIO, 2006), a pesquisa enquadra-se nos princípios da metodologia qualitativa interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2000; CHIZZOTI, 2001), inspirada na perspectiva da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005, 2019), pelo falo de buscar compreender os significados construídos pelo os participantes ao longo de um curso on-line. Os dados analíticos deste trabalho foram gerados com base na produção de murais colaborativos produzidos nas discussões grupais e do posicionamento de três participantes acerca dos possíveis caminhos docentes na direção das práticas dos novos e multiletramentos. A análise dos dados foi feita a partir das pistas indexicais (GUIMARÃES; MOITA LOPES, 2016, 2017; SILVERSTEIN, 2003) com o objetivo de investigar se os participantes assimilam, (re)significam (ou não) as construções coletivas dos encontros síncronos diante das reflexões individuais das atividades assíncronas, ambas realizadas no módulo I. A pesquisa revelou que as considerações conjuntas foram assimiladas ou até mesmo refletidas de modo particular, sendo um grande potencial formativo, haja vista que as ferramentas utilizadas, o acesso às informações, os vínculos despertados no meio digital e a própria condução do curso geraram mudanças epistemológicas e práticas que, de certo modo, transformaram as relações e as construções de saberes, sendo, inclusive, ponte para a caminhada dos professores atuantes e em formação. Mais do que refutar ou alinhar-se à hipóteses específicas, pretendemos contribuir, por meio desse processo investigativo, para a defesa da promoção de uma formação complementar crítica que priorize a (co)construção do fazer pedagógico, ampliando o canal de diálogo entre os diversos saberes teórico-práticos das temáticas em questão. |
Data e horário | Dia 09 de novembro de 2022, às 09:00 horas, via Webconferência. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 |
Thais Fernandes Sampaio
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Doutora / UFJF | UFJF | Orientador e presidente |
02 |
Úrsula Cunha Anecleto |
Doutora / UFPB | UEFS | Membro Titular Externo |
03 |
Marta Cristina da Silva |
Doutora/ UFF | UFJF | Membro Titular Interno |
04 |
Daniela da Silva Vieira
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Doutora/ UFRJ | UFJF | Suplente Interno |
05 |
Carolina Scali Abritta
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Doutora / PUC RIO | UERJ | Suplente Externo |