Convite Defesa de Dissertação: Fábio Citrole – 08/11/2022, às 09:00h

Título da dissertação

Inferência de uma informação implícita em um texto: uma análise da habilidade nas avaliações externas e internas de Língua Portuguesa na Educação Básica

Resumo da dissertação

O objetivo principal desta pesquisa é investigar a produção de atividades de compreensão de texto que avaliam, durante as aulas de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental, a habilidade leitora de inferência de uma informação implícita em um texto, considerando o fato de que saber ler, com proficiência, as entrelinhas textuais é um exercício que demanda uma aprendizagem mais sofisticada por parte dos estudantes. Em específico, a pesquisa em questão busca ter uma dimensão mais clara da estrutura (formato) dessas atividades; da concepção de leitura mobilizada por seus elaboradores; dos gêneros textuais escolhidos para compô-las e dos níveis de complexidade das inferências exploradas na avaliação dos discentes. Para tanto, é feita uma análise detalhada de itens da Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) e do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública), bem como de questões criadas por professores de Língua Portuguesa para o trabalho com a habilidade leitora mencionada no dia a dia escolar. A pesquisa proposta é uma análise documental e enquadra-se nos princípios da pesquisa qualitativa-interpretativista (PÁDUA, 1997), por ter o intento de compreender os significados e as interpretações sociais construídas localmente nessas atividades de leitura. Para o embasamento do trabalho, aborda-se a perspectiva interacionista de leitura (ANTUNES, 2003; KLEIMAN, 1989; SOLÉ, 1998), a dimensão emancipatória de avaliação (HOFFMANN, 2009; LUCKESI, 2018; ROMÃO, 1998) e a valorização das tarefas escolares para o desenvolvimento da competência leitora (ARAÚJO, 2017; MELCHIOR, 2002). A concepção interacionista de leitura entende que ler um texto é, sobretudo, um ato de construção de sentido que resulta da interação entre autor, texto e leitor. Assim, não há um sentido apriorístico a ser recuperado em um texto, porém um significado a ser construído pelo leitor por meio da combinação de conhecimentos prévios com pistas textuais deixadas na materialidade textual. A interpretação emancipatória da avaliação compreende que o avaliar, no contexto da sala de aula, deve favorecer a aprendizagem dos discentes: o avaliador avalia os alunos para ter um diagnóstico do aprendizado deles, a fim de tomar decisões para melhorar ou afeiçoar o que observou. A atribuição de relevância às atividades escolares de leitura reconhece que, quando bem planejados, os exercícios que os professores propõem em sala de aula contribuem para que os estudantes desenvolvam e ampliem a competência leitora. Os resultados da pesquisa revelam a criação de atividades interessantes para a avaliação da habilidade leitora de inferência de uma informação implícita em um texto no contexto das aulas de Língua Portuguesa. Os itens e questões elaboradas pelos professores foram confeccionados de acordo com uma concepção interacionista de leitura e abarcaram uma multiplicidade de gêneros textuais, como apregoam as novas perspectivas de ensino de língua materna em prol das práticas de letramento. Diferente dos itens analisados, elaborados no formato múltipla escolha, as tarefas criadas pelos professores foram formuladas ora no modelo discursivo ora no modelo múltipla escolha, uma estratégia importante para uma avaliação mais dinâmica dos estudantes, embora algumas questões apresentem fragilidades que poderiam dificultar a interpretação textual dos discentes. A pesquisa evidencia também haver por parte dos avaliadores uma intenção de preparar os estudantes para produção de inferências de baixo e alto grau de complexidade.Palavras-chave: Atividade. Inferência. Leitura.

Data e horário Dia 08 de novembro de 2022, às 09:00 horas, via  Webconferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca