Convite Defesa de Dissertação: Márcia Andrade – 16/09/2022, 10:00h

Título da dissertação

METÁFORAS AVALIATIVAS NA SÉRIE DE REPORTAGENS VAZA JATO: O CONTRA-ATAQUE COM A ARMA DO OUTRO NA GUERRA DISCURSIVA

Resumo da dissertação

Sob a ótica da Linguística Cognitiva, sumarizada em Geeraerts e Cuyckens (2007), este trabalho investiga processos de base figurativa, especialmente a metáfora, em contexto de matérias jornalísticas contemporâneas do Português Brasileiro. Além do texto seminal acerca da Teoria da Metáfora Conceptual, de Lakoff e Johnson (1980/2002), e da noção de fictividade, de Talmy (2000/2019), o pressuposto teórico mais relevante diz respeito ao entendimento de Deignan (2010) acerca de metáforas avaliativas, segundo o qual existem quatro mecanismos para a metáfora realizar uma avaliação: (i) implicações geradas; (ii) cenários metafóricos evocados; (iii) domínios-fonte escolhidos; (iv) conotações exploradas. Metodologicamente, rastrearam-se ocorrências de metáforas nos dois textos iniciais da série de reportagens Vaza Jato, publicada pelo The Intercept Brasil, para compor uma análise de cunho qualitativo-interpretativo. Os resultados apontam para a conclusão de que o discurso jornalístico se aproveita criticamente das metáforas avaliativas, de seus respectivos esquemas imagéticos e de suas implicações, recorrendo parcialmente aos mesmos recursos figurativos evocados pelas fontes de informação, aspectos os quais emergem das mensagens vazadas, suscitando a perspectiva avaliativa dos jornalistas sobre esses dados. Além disso, a escolha dos domínios-fonte se mostrou substancial para a dimensão avaliativa das metáforas, no contexto enunciativo das reportagens analisadas. Outro aspecto de destaque é a observação de que o discurso jornalístico se apropria de metáforas avaliativas das fontes de informação para usá-las argumentativamente contra essas próprias fontes. Por fim, em termos de composição textual, as referidas reportagens fazem uso dos mesmos mecanismos figurativos e avaliativos para estabelecer coesão e coerência por meio de metáfora.

Data e horário Dia 16 de setembro de 2022, às 10:00 horas, na sala de Webconferência.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Luiz Fernando Matos Rocha Doutor / UFRJ UFJF Orientador e presidente
02 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Doutora / UFMG UFMG Membro Titular Externo
03 Sandra Aparecida Faria de Almeida Doutora/ UFRJ UFJF Membro Titular Interno
04 Amitza Torres Vieira Doutora/ PUC UFJF Suplente Interno