Oferta de Disciplinas – 2022.3

O PPG-Linguística torna pública a oferta de disciplinas para o semestre 2022.3. As ofertas disponíveis para o próximo semestre podem ser encontradas no quadro de horários (formato PDF, tamanho 60KB).

Os alunos regulares do PPG-Linguística devem solicitar a inscrição nas disciplinas, após consulta a seus respectivos orientadores, através de formulário próprio. a ser disponibilizado na aba Formulários do site do programa a partir de 08/08/2022. Tal solicitação pode ser feita até o dia 19/08/2022.

Alunos externos ao programa poderão candidatar-se às vagas disponibilizadas na modalidade de disciplina isolada, também através de formulário próprio a ser disponibilizado, em 01/08/2022, no site do programa na aba Formulários. São considerados alunos externos aqueles que sejam graduados em qualquer curso de nível superior, sejam alunos regulares de outro programa de pós-graduação, ou sejam alunos de graduação da UFJF.

Para se candidatar, o interessado deve  preencher, até as 17:00 horas do dia 12/08/2022, o formulário online, anexando a este uma Carta de Motivação e o histórico escolar (observando os critérios da Portaria 002-2017/PPG Linguística e da Resolução nº 01/2022, disponíveis no site, em Base Normativa) para análise pelo professor da disciplina. Pode ser feito pedido de matrícula em até duas disciplinas por semestre, sendo que, ao todo, um mesmo aluno externo pode cursar, no máximo, três disciplinas do programa nesta condição. Os deferimentos dos pedidos, pelo professor da disciplina, serão divulgados em 19/08/2022, neste site.

Para o semestre 2022.3, são ofertados os seguintes quantitativos de vagas para alunos externos:

Morfologia e Sintaxe: até 3 vagas
Semântica e Pragmática: até 3 vagas
Aquisição da Linguagem: até 3 vagas
Tópicos em Linguística e Cognição – Práticas e Aplicações II: até 10 vagas
Tópicos em Linguagem e Humanidades – Linguagem, Filosofia e Sociedade I: até 5 vagas
Tópicos em Linguagem e Humanidades – Linguística Aplicada II: até 3 vagas

A matrícula de candidatos externos com pedido deferido se dará entre os dias 22 e 24/08/2022, devendo os candidatos selecionados comparecer à Secretaria Conjunta da Pós-Graduação da Faculdade de Letras, no horário das 07:00h às 19:00h, para entrega dos seguintes documentos:

1. Formulário Modelo PROPP preenchido e assinado;
  2. Comprovante de vínculo como aluno regular com outro Programa de Pós-Graduação OU Comprovante de matrícula em curso de graduação da UFJF OU Cópia e original (para conferência) de Diploma de graduação em qualquer área (frente e verso);
  3. Histórico escolar;
  4. Certidão de quitação Eleitoral;
  5. Cópia e original (para conferência) dos seguintes documentos:
    1. CPF;
    2. Carteira de identidade;
    3. Certidão de nascimento ou casamento;
    4. Título Eleitoral;
    5. Certificado de quitação ou dispensa das obrigações militares (para candidatos do sexo masculino).