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Defesa de Tese: Jaciluz Dias Fonseca (09/03/22 – 09:00 h)

 

Título da tese Gênero videoanimação e Arquitetura Multimodal: análise semiótica e contribuições para a formação docente
 Resumo da tese Os gêneros multimodais cujo suporte são as esferas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano. Tendo isso em vista, os documentos oficiais em que se pauta o currículo escolar evidenciam a importância do trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) inclui gêneros multimodais para o ensino de Língua Portuguesa. Mas será que professores/as e alunos/as estão preparados/as para ler de modo crítico e usar eficientemente esses gêneros textuais? Elegeu-se o gênero videoanimação como corpus de análise desta pesquisa, a fim de contribuir para uma formação docente que auxilie no trabalho com letramentos e multiletramentos (SELBER, 2004; ROJO; MOURA, 2019) junto aos/às alunos/as. Para tanto, esta tese teve dois objetivos: desenvolver uma teoria de análise semiótica para videoanimações; e oferecer ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem aos/às professores/as abordarem esse gênero no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para alcançar tais propósitos, primeiramente fez-se uma análise detalhada do gênero videoanimação, buscando compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre aspectos verbais, tendo como base os referenciais teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012), e aspectos visuais, com base na Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Foram utilizados, ainda, os 12 Princípios da Animação da Disney (THOMAS; JOHNSTON, 1995), que complementam a análise de atributos característicos dos movimentos no desenho; e suportes teóricos que embasam a compreensão da sonoplastia nos desenhos animados (FURNISS, 2014). Sobre esses pilares se fundamentou a Arquitetura Multimodal, teoria proposta por esta tese para a análise de videoanimações, a qual busca compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre as linguagens verbal, visual e sonora. Para tanto, a aplicabilidade de tal abordagem foi demonstrada por meio da análise semiótica do curta Guaxuma (2018), de Nara Normande. E, com vistas a verificar se a Arquitetura Multimodal é efetiva no trabalho com esse gênero textual, realizou-se o curso on-line Videoanimação nas aulas de Língua Portuguesa. Planejado por meio de um design educacional (MATTAR, 2014), o curso foi realizado a distância (MORAN, 2017), buscando contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de Língua Portuguesa da cidade de Lavras, Minas Gerais. Com base em tal instrumento de pesquisa, empregou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um traçado metodológico que reuniu elementos da pesquisação (ANDRÉ, 2011), a fim de demonstrar como a Arquitetura Multimodal foi validada na perspectiva dos/as participantes do curso. E, assim, os dois objetivos desta tese foram cumpridos. Espera-se, então, contribuir para a formação de futuros/as professores/as e de docentes que já atuam em sala de aula, de modo que estejam teoricamente preparados/as para utilizarem o gênero videoanimação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Data e horário Dia 09 de março de 2022, às 09:00 horas, por webconferência (banca virtual).

  COMPOSIÇÃO DA BANCA: 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Marta Cristina da Silva Doutora / UFF UFJF Orientadora e Presidente
02 Ana Elisa Ferreira Ribeiro Doutora / UFMG CEFET/MG Membro Titular Externo
03 Antonia Dilamar Araújo Doutora /UFSC UECE Membro Titular Externo
04 Andreia Rezende Garcia Reis Doutora/ UFRJ UFJF Membro Titular Interno
05 Patrícia Nora de Souza Ribeiro Doutora / UNICAMP UFJF Membro Titular Interno
06 Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Doutor / UFF UFJF Suplente Interno
07 Denise Barros Weiss Doutora/ UFF UFJF Suplente Interno
08 Angela Francine Fuza Doutora / UNICAMP UFJF Suplente Externo
09 Helena Maria Ferreira Doutora/ PUC-SP UFLA Suplente Externo