Título da tese | Gênero videoanimação e Arquitetura Multimodal: análise semiótica e contribuições para a formação docente |
Resumo da tese | Os gêneros multimodais cujo suporte são as esferas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano. Tendo isso em vista, os documentos oficiais em que se pauta o currículo escolar evidenciam a importância do trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) inclui gêneros multimodais para o ensino de Língua Portuguesa. Mas será que professores/as e alunos/as estão preparados/as para ler de modo crítico e usar eficientemente esses gêneros textuais? Elegeu-se o gênero videoanimação como corpus de análise desta pesquisa, a fim de contribuir para uma formação docente que auxilie no trabalho com letramentos e multiletramentos (SELBER, 2004; ROJO; MOURA, 2019) junto aos/às alunos/as. Para tanto, esta tese teve dois objetivos: desenvolver uma teoria de análise semiótica para videoanimações; e oferecer ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem aos/às professores/as abordarem esse gênero no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para alcançar tais propósitos, primeiramente fez-se uma análise detalhada do gênero videoanimação, buscando compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre aspectos verbais, tendo como base os referenciais teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012), e aspectos visuais, com base na Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Foram utilizados, ainda, os 12 Princípios da Animação da Disney (THOMAS; JOHNSTON, 1995), que complementam a análise de atributos característicos dos movimentos no desenho; e suportes teóricos que embasam a compreensão da sonoplastia nos desenhos animados (FURNISS, 2014). Sobre esses pilares se fundamentou a Arquitetura Multimodal, teoria proposta por esta tese para a análise de videoanimações, a qual busca compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre as linguagens verbal, visual e sonora. Para tanto, a aplicabilidade de tal abordagem foi demonstrada por meio da análise semiótica do curta Guaxuma (2018), de Nara Normande. E, com vistas a verificar se a Arquitetura Multimodal é efetiva no trabalho com esse gênero textual, realizou-se o curso on-line Videoanimação nas aulas de Língua Portuguesa. Planejado por meio de um design educacional (MATTAR, 2014), o curso foi realizado a distância (MORAN, 2017), buscando contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de Língua Portuguesa da cidade de Lavras, Minas Gerais. Com base em tal instrumento de pesquisa, empregou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um traçado metodológico que reuniu elementos da pesquisação (ANDRÉ, 2011), a fim de demonstrar como a Arquitetura Multimodal foi validada na perspectiva dos/as participantes do curso. E, assim, os dois objetivos desta tese foram cumpridos. Espera-se, então, contribuir para a formação de futuros/as professores/as e de docentes que já atuam em sala de aula, de modo que estejam teoricamente preparados/as para utilizarem o gênero videoanimação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. |
Data e horário | Dia 09 de março de 2022, às 09:00 horas, por webconferência (banca virtual). |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Marta Cristina da Silva | Doutora / UFF | UFJF | Orientadora e Presidente |
02 | Ana Elisa Ferreira Ribeiro | Doutora / UFMG | CEFET/MG | Membro Titular Externo |
03 | Antonia Dilamar Araújo | Doutora /UFSC | UECE | Membro Titular Externo |
04 | Andreia Rezende Garcia Reis | Doutora/ UFRJ | UFJF | Membro Titular Interno |
05 | Patrícia Nora de Souza Ribeiro | Doutora / UNICAMP | UFJF | Membro Titular Interno |
06 | Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome | Doutor / UFF | UFJF | Suplente Interno |
07 | Denise Barros Weiss | Doutora/ UFF | UFJF | Suplente Interno |
08 | Angela Francine Fuza | Doutora / UNICAMP | UFJF | Suplente Externo |
09 | Helena Maria Ferreira | Doutora/ PUC-SP | UFLA | Suplente Externo |