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CONVITE – Defesa de Tese: Carolina Alves Fonseca

CONVITE – Defesa de Tese

 

Doutoranda

CAROLINA ALVES FONSECA

Título da Tese

QUANDO TEORIA E PRÁTICA SE ENCONTRAM: O TRABALHO INTELECTUAL DO PROFESSOR NA FUNDAMENTAÇÃO DE PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA SEMANTICAMENTE ORIENTADAS

Resumo da Tese

Esta tese – vinculada ao macroprojeto “Análise linguística na aula de português – Diálogos entre a Teoria Linguística e a Prática Docente” da linha de pesquisa Linguagem e Humanidades PPGL/UFJF – objetiva problematizar as atividades de análise linguística (AL) na educação básica. Nosso intento é verificar o entendimento que futuros professores têm acerca da relação entre práticas de análise linguística e o tratamento dos processos de construção de sentido nas aulas de língua portuguesa (LP), bem como discutir e demonstrar como o conhecimento acerca de pressupostos básicos da Linguística Sociocognitiva(LSC) podem contribuir para que o professor elabore e desenvolva com seus alunos propostas de práticas de AL que contemplem a língua em uma perspectiva léxico-sintático-semântico-pragmática. A base de dados foi constituída por narrativas de alunos do último período de Letras-UFJF de 2019. Portanto, esta pesquisa elegeu como metodologia o estudo de caso (YIN, 2001) em uma abordagem mista dos corpora, adotando procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos (SCHWANDT, 2006). As escolhas teóricas centram-se nas contribuições da Linguística Sociocognitiva, a qual considera a língua uma rede de construções – um pareamento de forma e significado, constituído semântica e pragmaticamente de forma indissolúvel – e trata das questões de linguagem a partir da afirmação de um profundo vínculo com a experiência humana de todas as ordens – física, corporal, social, cultural – (CROFT e CRUSE, 2004; FAUCONNIER e TURNER, 2002; FILLMORE, 1977, 1979, 1982; LAKOFF e JOHNSON, 1999; LAKOFF, 1987; MIRANDA, 1999, 2000, 2001; SALOMÃO, 1977, 1999, 2003; TOMASELLO, 2003). Assim, a partir do reconhecimento da necessidade de diminuição da distância entre teoria e prática, as atividades desenvolvidas configuram-se como uma proposta de transposição didática (NÓVOA, 2009; MACHADO, 2009) de princípios selecionados da LSC, os quais, segundo a análise desenvolvida, podem favorecer práticas de análise linguística na escola mais condizentes com uma concepção sociocognitiva da linguagem.Assim, com esta pesquisa, pretendemos contribuir para a construção de uma inteligibilidade acerca das práticas de AL – as quais podem ser instrumentos para o estudo, a análise, a reflexão acerca dos processos de construção da significação – como práticas realizadas dentro de um contínuo “léxico-sintático-semântico-pragmático”. Para isso, buscamos discutir, especialmente,  a dimensão social do processo de significação – uma agenda nobre para a Linguística Contemporânea -, relacionando-a ao dia-a-dia da sala de aula e aos seus impactos na elaboração de atividades de AL. Trabalhos como o proposto nesta tese podem representar nós em uma rede de apoio, de construção de conhecimentos de docentes para docentes. Assim, pretendemos, por um lado, reforçar a automia e autoria do trabalho docente e, por outro, colaborar para a construção de uma inteligibilidade coletiva – e teoricamente fundamentada – acerca de uma noção tão central  para o trabalho do professor de português como é a de análise linguística.

Data, horário e local

Dia 10 de março de 2020, às 14:00 horas, na Sala de Webconferências do Setor de Pós-Graduação, da Faculdade de Letras, da UFJF – Campus Juiz de Fora.

 

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

 

 

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(mês/ano)

Entidade a que pertence

Observação

01

Thaís Fernandes Sampaio

Doutora / UFJF

2010

UFJF

Orientadora e Presidente

02

Andreia Rezende Garcia Reis

Doutora / UFRJ

2010

UFJF

Membro Titular Interno I

03

Lucilene Hotz Bronzato

Doutora / UFF

2010

CAP. João XXIII – UFJF

Membro Titular Interno II

04

Laura Silveira Botelho

Doutora / UFJF

2016

UFSJ

Membro Titular Externo I

05

Helena Maria Ferreira

Doutora / PUC-SP

2008

UFLA

Membro Titular Externo II

06

Ana Paula Grillo El-Jack

Pós-Doutora / UFF

2012

UFJF

Suplente Interno I

07

Alexandre Cadilhe

Doutor / UFF

2013

UFJF

Suplente Interno II

08

Paulo Henrique Duque

Doutor/UFRJ

2008

UFRN

Suplente Externo I

09

Carolina Scali Abritta

Doutora / PUC-RJ

2011

UERJ

Suplente Externo II