Convite defesa de tese – Adrieli Bonjour Laviola da Silva Darowisch

Doutoranda

ADRIELI BONJOUR LAVIOLA DA SILVA DAROWISCH

Título da Tese

CONSTRUCTICOGRAFIA MULTILÍNGUE EM AÇÃO: DIRETRIZES LINGUÍSTICO-COMPUTACIONAIS PARA O ALINHAMENTO DE CONSTRUCTICONS

Resumo da Tese

Esta tese propõe diretrizes linguístico-computacionais para o alinhamento de constructicons, tendo como ponto de partida o Constructicon do português do Brasil (PB), desenvolvido juntamente à FrameNet Brasil (FN-Br) na Universidade Federal de Juiz de Fora. Um constructicon é um recurso sintático, um repositório de construções, conforme descrevem Fillmore et al. (2012). Após a fase inicial de implementação do Constructicon do PB, o atual momento de desenvolvimento de tal recurso envolve esforços no sentido de ampliar relações entre construções, frames e seus elementos, aumentando a generalidade e a coerência interna das análises (ALMEIDA, 2016; LAGE, 2018). Ademais, considerando a existência de constructicons em desenvolvimento para outras línguas – inglês, sueco, alemão, russo e japonês –, uma das intenções do projeto brasileiro é conectar os demais recursos em uma base multilíngue. Alguns problemas, entretanto, podem surgir nesse empreendimento, visto que, ainda que todos tenham como base teórica e como referência a Gramática das Construções e o Constructicon do inglês, foram adotadas diferentes metodologias e abordagens para a implementação desses recursos. Devido a essas particularidades, ao se pensar na proposição de um alinhamento entre constructicons, é fundamental analisar não somente a estrutura sintático-semântica de cada construção e como elas se aproximam ou se diferenciam de uma outra língua em comparação, mas, inclusive, a metodologia utilizada por cada projeto. Nesse sentido, esta tese propõe uma discussão acerca de quais procedimentos metodológicos poderiam ser aplicados aos esforços de alinhamento entre constructicons a fim de produzir análises mais objetivas e coerentes. Uma solução pretendida é a utilização de representações intermediárias e interlinguais, como as framenets e as Universal Dependencies. Dessa maneira, este trabalho contribui para o alinhamento entre constructicons de línguas distintas no âmbito linguístico e computacional.

Data, horário e local

Dia 25 de outubro de 2019, às 14 horas, no Laboratório FrameNet Brasil  da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(ano)

Entidade a que pertence