Fechar menu lateral

Convite defesa de dissertação – Fernanda de Abreu Reiff

CONVITE

Mestrado em Linguística

Defesa de Dissertação

 

Mestranda

 FERNANDA DE ABREU REIFF

Título da dissertação

OS CAMINHOS DE CONHECER, REFLETIR E EXPERIENCIAR O LETRAMENTO DIGITAL: O DISCURSO DISCENTE SOBRE A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Resumo da dissertação

A presente pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar os impactos das práticas de letramento digital oferecidas aos alunos de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora na disciplina Oficina VIII – uso das novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. Mais detalhadamente, os objetivos específicos da pesquisa centram-se em (i) delinear as práticas de letramento digital efetivadas pelos participantes da pesquisa antes da ação formativa; (ii) narrar os eventos de letramento viabilizados pela oficina; (iii) investigar, na perspectiva dos alunos, em que medida o letramento oferecido contribuiu para a formação docente no uso das novas tecnologias; (iv) rever e aprimorar a disciplina investigada. A pesquisa é um estudo de caso de base etnográfica (LARSEN FREEMAN & LONG ,1991), que se insere no campo da Linguística Aplicada e adota a abordagem quali-quantitativa da pesquisa (LOPES, 1994; NUNAN, 1992; DÖRNYEI, 2006). Esse estudo é norteado por uma fundamentação teórica sobre a formação do professor para o uso das novas tecnologias digitais (ALMEIDA, 1999; KLEIMAN 2001; ROJO, 2012,2019; SILVA, 2008; SOUZA, 2007) e letramento digital (BUZATO, 2001, 2006, 2007; COSCARELLI e RIBEIRO, 2005; GILSTER,1997; LANKSHEAR e KNOBEL, 2002, 2008; LÉVY, 1999; SELBER, 2004). O corpus da pesquisa constituiu-se de 30 (trinta) alunos matriculados na disciplina que prevê aulas teóricas e práticas para discutir letramento digital. Os instrumentos utilizados na geração de dados serão: (i) questionário de identificação, criado na plataforma Google docs®30 por meio do editor de formulários (form), disponibilizado aos participantes via e-mail; (ii) diário de pesquisa, utilizado pelo pesquisador para registrar as ações e reflexões dos participantes sobre os temas debatidos durante as aulas; (iii) avaliação escrita da oficina; (iv) entrevista aberta, realizada no último mês da oficina, com duração de aproximadamente 15 minutos, para avaliar, na perspectiva dos participantes, o letramento fornecido na disciplina. A análise dos dados permitiu evidenciar: (i) uma amplitude na relação dos participantes com as ferramentas digitais nos âmbitos pessoal, teórico e prático; (ii) uma mudança de perspectiva em relação ao letramento digital e à formação docente que centrou-se em três grandes núcleos de sentido: refletir, conhecer e experimentar. Além disso, com base em Selber (2004), identificou-se que os professores em formação desenvolveram suas práticas e reflexões nos níveis de letramento funcional, crítico e retórico, de acordo com sua experiência pessoal com a tecnologia, a qual influenciou a construção das suas práticas pedagógicas com as TDICs. Desse modo, essa pesquisa salienta a importância de alteração nos currículos acadêmicos para a inserção de disciplinas que promovam o letramento digital na formação docente inicial para que o ensino acompanhe a transformação da sociedade contemporânea.

Data, horário e local

Dia 10 de setembro de 2019, às 09 horas, na Sala de Webconferência do Setor de Pós-Graduação da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

 

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(mês/ano)

Entidade a que pertence

Observação

01

Patrícia Nora de Souza Ribeiro

Doutora / UNICAMP

Dez/2004

UFJF

Orientadora e Presidente

02

Sandra Aparecida Faria de Almeida

Doutora / UFRJ

Mar/2010

UFJF

Membro titular interno

03

Patricia Vasconcelos Almeida

Doutora / UNICAMP

Mar/2006

UFLA

Membro titular externo

04

 Marta Cristina da Silva

Doutora / UFF

Dez/2004

UFJF

Suplente interno

05

 Cíntia Regina Lacerda Rabello

Doutora/UFRJ

Jun/2015

UFF

Suplente externo