Fechar menu lateral

Convite defesa de dissertação – Vanessa Maria Ramos Lopes Paiva

CONVITE

Mestrado em Linguística

Defesa de Dissertação

 

Mestranda

VANESSA MARIA RAMOS LOPES PAIVA

Título da dissertação

RECOMENDAÇÃO AUTOMÁTICA DE ATRAÇÕES TURÍSTICAS A PARTIR DA ANÁLISE SEMÂNTICA DE COMENTÁRIOS DE USUÁRIOS DE PLATAFORMAS COLABORATIVAS: UMA APLICAÇÃO DA FRAMENET BRASIL

Resumo da dissertação

O presente trabalho faz parte do projeto FrameNet Brasil (FN-Br) (SALOMÃO et al., 2009) e, por conseguinte, se enquadra nas discussões teórico-metodológicas relacionadas à Semântica de Frames (FILLMORE, 1982) e às relações Qualia (PUSTEJOVSKY, 1995), uma vez que propõe a aplicabilidade de recursos computacionais, a partir da modelagem de frames de domínio específico. Nesse contexto, este trabalho possui como base de investigação duas questões fundamentais: (i) como o turista pode fazer o planejamento de uma viagem de modo mais eficaz, sem precisar recorrer a vários guias de viagem, e assim, demandando menos tempo; (ii) como o turista pode obter informações mais específicas sobre atrações turísticas, tais como “atração para crianças” ou “restaurante com acessibilidade para idosos”. Dessa forma, essas questões norteiam este trabalho, dado que possibilitam a análise de como a Semântica de Frames pode auxiliar esse turista na procura de uma melhor experiência turística. Nessa perspectiva, esta dissertação visa realizar um levantamento de frames relacionados ao domínio específico do turismo, focando na investigação dos frames de interesse secundário, isto é, aqueles que não se restringem a esse domínio específico, dessa forma, esses frames são modelados na base de dados da FrameNet Brasil. Esse levantamento de frames secundários se dá através da análise semântica de comentários de turistas, do Google Places. Além disso, esta dissertação propõe a modelagem desses frames assim como a modelagem das relações Qualia ternárias, com o objetivo de testar o desempenho do sistema de recomendação, desenvolvido pela FrameNet Brasil, a partir da interação entre o turista e o chatbot. Portanto, esta dissertação busca demonstrar como os frames de interesse secundário, da Semântica de Frames, juntamente com as relações Qualia ternárias podem auxiliar no desenvolvimento de recursos computacionais e, mais especificamente, proporcionar ao turista uma interação com o aplicativo mais eficaz.

Data, horário e local

Dia 30 de agosto de 2019, às 09:30 horas, no Laboratório FrameNet Brasil, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

 

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

 

 

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(mês/ano)

Entidade a que pertence

Observação

01

Tiago Timponi Torrent

Doutor / UFJF

10/2009

UFJF

Orientador e Presidente

02

Ely Edison da Silva Matos

Doutor / UFJF

06/2014

UFJF

Membro titular interno

03

Sandro José Rigo

Doutor – UFRGS

03/2008

UNISINOS

Membro titular externo

04

Natália Sathler Sigiliano

Doutora / UFRJ

03/2013

UFJF

Suplente interno

05

Oto Araujo Vale

Doutor/UNESP

02/2002

UFSCar

Suplente externo