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CONVITE – Defesa de dissertação – Clarice de Matos Oliveira

 

Mestranda

CLARICE DE MATOS OLIVEIRA

Título da dissertação

O ENSINO DE LEITURA E O PROCESSO INFERENCIAL: INTERFACES COM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR E COM

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS

Resumo da dissertação

Este trabalho tem como objetivo compreender como a habilidade de “inferir uma informação implícita em um texto”, que compõe a compreensão textual, é aferida nas avaliações externas de Língua Portuguesa e investigar que tipo de tarefas de inferência os futuros professores de Português propõem, identificando aproximações e distanciamentos entre esses processos. Como suporte teórico, embasamo-nos em estudos de Solé (1998), Apllegate, (2002), Soares (2004), Koch & Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi jr & Carvalho (2017). Assim, com base em tais teorias, exploramos as seguintes questões em nossas análises: i) Como os itens das avaliações externas avaliam a inferência nos textos?; ii) Quais os textos que são usados para a construção de itens dessa habilidade?; e iii) Como os graduandos propuseram o trabalho com a inferência nas atividades de leitura?. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental para nossas análises, adotando a concepção de documento proposto por Appolinário (2009, p. 67): “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova”, e tais dados foram submetidos a um tratamento de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN e LINCOLN, 2006). Os resultados da pesquisa revelam que, no que diz respeito à habilidade de realizar uma inferência de uma informação implícita em um texto, há um descompasso entre a maneira como o processo inferencial é solicitado nas avaliações em larga escala e a forma como os graduandos construíram as atividades de leitura para serem trabalhadas em sala de aula. Além disso, verificamos que os alunos apresentam uma dificuldade para explorar o texto nas atividades de leitura, fazendo com que, frequentemente, o texto seja meramente um “pretexto” para a realização de uma atividade, que não compreende a interpretação de um texto.

Data, horário e local

Dia 18 de fevereiro de 2019, às 14 horas, na Sala de Webconferência do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional – CGCO, na Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

 

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

 

 

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(mês/ano)

Entidade a que pertence

Observação

01

Thais Fernandes Sampaio

Doutora / UFJF

Abr/2010

UFJF

Orientadora e Presidente

02

Thenner de Freitas da Cunha

Doutor / UFJF

Nov/2014

UFJF

Coorientador

03

Andreia Rezende Garcia Reis

Doutora / UFRJ

Ago/2010

UFJF

Membro titular interno

04

Roberto Perobelli de Oliveira

Doutor – UFJF

Ago/2012

UFES

Membro titular externo

05

Ana Claudia Peters Salgado

Doutora / PUC-RJ

Nov/2008

UFJF

Suplente interno

06

Simone Batista da Silva

Doutora/USP

Out/2011

UFRRJ

Suplente externo