Mestranda |
CLARICE DE MATOS OLIVEIRA |
Título da dissertação |
O ENSINO DE LEITURA E O PROCESSO INFERENCIAL: INTERFACES COM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR E COM AS AVALIAÇÕES EXTERNAS |
Resumo da dissertação |
Este trabalho tem como objetivo compreender como a habilidade de “inferir uma informação implícita em um texto”, que compõe a compreensão textual, é aferida nas avaliações externas de Língua Portuguesa e investigar que tipo de tarefas de inferência os futuros professores de Português propõem, identificando aproximações e distanciamentos entre esses processos. Como suporte teórico, embasamo-nos em estudos de Solé (1998), Apllegate, (2002), Soares (2004), Koch & Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi jr & Carvalho (2017). Assim, com base em tais teorias, exploramos as seguintes questões em nossas análises: i) Como os itens das avaliações externas avaliam a inferência nos textos?; ii) Quais os textos que são usados para a construção de itens dessa habilidade?; e iii) Como os graduandos propuseram o trabalho com a inferência nas atividades de leitura?. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental para nossas análises, adotando a concepção de documento proposto por Appolinário (2009, p. 67): “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova”, e tais dados foram submetidos a um tratamento de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN e LINCOLN, 2006). Os resultados da pesquisa revelam que, no que diz respeito à habilidade de realizar uma inferência de uma informação implícita em um texto, há um descompasso entre a maneira como o processo inferencial é solicitado nas avaliações em larga escala e a forma como os graduandos construíram as atividades de leitura para serem trabalhadas em sala de aula. Além disso, verificamos que os alunos apresentam uma dificuldade para explorar o texto nas atividades de leitura, fazendo com que, frequentemente, o texto seja meramente um “pretexto” para a realização de uma atividade, que não compreende a interpretação de um texto. |
Data, horário e local |
Dia 18 de fevereiro de 2019, às 14 horas, na Sala de Webconferência do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional – CGCO, na Universidade Federal de Juiz de Fora. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
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Nome do(a) Prof.(a) |
Título e entidade onde foi obtido |
Data de obtenção do título (mês/ano) |
Entidade a que pertence |
Observação |
01 |
Thais Fernandes Sampaio |
Doutora / UFJF |
Abr/2010 |
UFJF |
Orientadora e Presidente |
02 |
Thenner de Freitas da Cunha |
Doutor / UFJF |
Nov/2014 |
UFJF |
Coorientador |
03 |
Andreia Rezende Garcia Reis |
Doutora / UFRJ |
Ago/2010 |
UFJF |
Membro titular interno |
04 |
Roberto Perobelli de Oliveira |
Doutor – UFJF |
Ago/2012 |
UFES |
Membro titular externo |
05 |
Ana Claudia Peters Salgado |
Doutora / PUC-RJ |
Nov/2008 |
UFJF |
Suplente interno |
06 |
Simone Batista da Silva |
Doutora/USP |
Out/2011 |
UFRRJ |
Suplente externo |