Mestrando(a) |
Maria Fernanda Garbero de Aragão |
Título |
“DIÁLOGOS EM TRANSE: A FICÇÃO DE RICARDO PIGLIA E OUTROS DISCURSOS DE QUESTIONAMENTO DA HISTÓRIA OFICIAL” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Terezinha Scher Pereira |
Data da defesa |
03/03/2005 |
Resumo |
Este estudo busca verificar a importância da presença do intelectual Ricardo Piglia para o contexto histórico argentino e, partindo deste país, pensá-lo na inserção de voz que se constrói na América Latina. |
Mestrando(a) |
Karina de Freitas Silva |
Título |
“ARTES, LITERATURA E INTERATIVIDADE: MODOS DE REALIZAÇÃO E MODOS DE ATUALIZAÇÃO DA OBRA ELETRÔNICA” |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Evando Nascimento |
Data da defesa |
07/03/2005 |
Resumo |
O fio condutor deste trabalho é o tema da interatividade na literatura produzida em meio eletrônico. O enfoque teórico dar-se-á a partir das reflexões acerca do pensamento, no campo da cibercultura, de Pierre Lévy, Derrick de Kerckhove, Arlindo Machado, Diana Domingues, Eduardo Kac, Edmond Couchot e, no campo da Teoria da Literatura, de Roger Chartier, Roland Barthes e Wolfgang Iser. Analisar-se-á a importância das interfaces para determinar a interatividade do texto eletrônico. O estudo de obras literárias produzidas no meio eletrônico possibilitou apontar a interação entre texto e leitor a partir dos modos de realização e modos de atualização. |
Mestrando(a) |
Marcos Roberto Teixeira de Andrade |
Título |
“MEMÓRIAS DO EXÍLIO: DIS-TENSÃO CULTURAL EM MIGUEL TORGA E MURILO MENDES” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria Luíza Scher Pereira |
Data da defesa |
29/04/2005 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre literatura e exílio a partir de reflexões encontradas nos textos literários de Miguel Torga e Murilo Mendes. Como veremos, o intelectual exilado, apesar da tensão experimentada no solo do seu degredo, pode funcionar como um vetor para a conciliação entre culturas em conflito. A operação da memória, como também veremos, parece ser de fundamental importância para a dis-tensão de tais tensões. |
Mestrando(a) |
Joelma Sampaio Evangelista |
Título |
“MEMÓRIAS DO OLHAR: A FORMAÇÃO DO OLHAR NA INFÂNCIA DE PEDRO NAVA” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Terezinha Scher Pereira |
Data da defesa |
06/05/2005 |
Resumo |
Este trabalho pretende mostrar, a partir da narração das lembranças de infância por Pedro Nava nos dois primeiros volumes da série de Memórias – Baú de Ossos e Balão Cativo, a formação de um olhar bifurcado, abrangedor e desconstruidor de dualidades como passado e presente, centro e margem, palavra e imagem, individual e coletivo. Propomos que esse olhar bifurcado desenvolvido na infância influenciou seu posicionamento intelectual mineiro na elaboração de seu projeto memorialístico. Portanto, a partir das experiências vividas na infância e narradas pelo adulto na elaboração das Memórias é possível investigar como, através da lembrança de indivíduos com quem conviveu, Nava compõe retratos da coletividade, elaborando uma possível leitura crítica da formação cultural brasileira. |
Mestrando(a) |
Angela Maria Guida |
Título |
“OS DESDOBRAMENTOS DO OLHAR: UM DIÁLOGO COM A ALTERIDADE” |
Orientador(a) |
Profª. Dr.ª Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro |
Data da defesa |
30/05/2005 |
Resumo |
O presente trabalho almeja, a partir da leitura de textos de autores como Clarice Lispector e Rubem Fonseca, assim como, de telas da pintora espanhola, Remédios Varo, tornar visíveis as relações com o Outro pela via do olhar, sobretudo; no que tange à alteridade do objeto, à alteridade do animal e à alteridade feminina. Neste sentido, procurar-se-á mostrar que a reversibilidade é inerente ao ato de olhar, dificultando a classificação de sujeito e de objeto. |
Mestrando(a) |
Rejane Granato Santos |
Título |
“A ESTRUTURA CINDIDA: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS LITERÁRIAS PRESENTES NO ROMANCE A CIDADE SITIADA DE CLARICE LISPECTOR” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Enilce do Carmo Albergaria Rocha |
Data da defesa |
10/06/2005 |
Resumo |
Esta dissertação aborda algumas das possíveis relações existentes entre a escrita literária e o campo das imagens, no romance A Cidade Sitiada, de Clarice Lispector, a partir do seu aspecto metalingüístico. Tendo em vista a forte característica pictórica da escritura em questão, esse trabalho propõe, também, o estabelecimento de um diálogo entre as imagens presentes no texto e algumas pinturas pertencentes à vanguarda européia do início do século XX. O viés que conduzirá o estudo aqui desenvolvido reside nos aspectos referentes à crise da linguagem na sociedade moderna e suas implicações no campo da Arte e da Literatura. Os pressupostos teóricos para tal reflexão encontram-se na obra crítico-filosófica de Walter Benjamin, e no pensamento de teóricos como Michael Foucaut, Roland Barthes, Jacques Derrida, etc. |
Mestrando(a) |
Odirlei Costa dos Santos |
Título |
“RETRATOS DO MAL(-)ESTAR NO DIÁRIO COMPLETO, DE LÚCIO CARDOSO” |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Fernando Fábio Fiorese Furtado |
Data da defesa |
09/08/2005 |
Resumo |
O presente estudo tem como objeto de análise o livro Diário completo (1970), do escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968). Temos como intuito fomentar uma reflexão acerca das possibilidades de leitura das imagens do eu no diário cardosiano, graças à formação de um auto-retrato com caracterizações múltiplas. O diário de Lúcio aciona um jogo íntimo, composto pelos desígnios de uma escrita que desvela um eu em constante fuga e aponta a dificuldade do auto-retrato em ser apresentado como unidade. O escritor, ao falar de si, tende a esboçar ambigüidades, evasões e obliqüidades nas configurações do eu, que engendram dispersões naturais à construção de uma imagem. É possível estabelecer novas dimensões de compreensão do texto face ao deslinde das estratégias peculiares da escrita do eu, bem como verificar os diversos modos de expressão íntima no diário cardosiano circunscritos aos estratagemas literários do chamado gênero íntimo. |
Mestrando(a) |
Sandra Minae Sato Garcia |
Título |
“LEITURAS DE ALICE” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro |
Data da defesa |
26/08/2005 |
Resumo |
Esta pesquisa consiste em leituras dos livros Alice no país das maravilhas (Alice’s adventures in wonderland, 1865) e Através do espelho (Through the looking glass, 1871), do escritor inglês Lewis Carroll (1832-1898). Inclui as ilustrações originais, realizadas pelo cartunista inglês John Tenniel (1820-1914) e a série de desenhos compostos a partir das duas obras pelo artista plástico juizforano Arlindo Daibert (1952–1993), na década de 1970. O resultado da pesquisa foi apresentado na forma escrita e das artes visuais, esta com a finalidade de reforçar o estímulo à leitura das obras. A pesquisa teórica focalizou o leitor-criador que lê, julga e constrói um novo texto, atuando como finalizador da obra. São discutidos, ainda, a leitura de imagens, a ilustração de livros, o texto de ficção, a ilustração crítica, a tradução de linguagens e a associação de literatura e imagem. Buscou-se com isso atualizar a leitura de um autor de ficção infanto-juvenil clássico do século XIX e com isso colocar suas obras em pauta, estimulando as novas gerações de leitores a conhecer e re-conhecer Alice, além de tomar conhecimento da arte de John Tenniel e Arlindo Daibert. |
Mestrando(a) |
Darlan de Oliveira Gusmão Lula |
Título |
“MACHADO DE ASSIS E O GÊNERO FANTÁSTICO” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Teresinha Vânia Zimbrão da Silva |
Data da defesa |
26/09/2005 |
Resumo |
Esse trabalho busca estudar o gênero fantástico nas narrativas de Machado de Assis (1839-1908), partindo do princípio de que o escritor conhecia o gênero quando designou um texto seu intitulado “O país das quimeras” (Futuro, 1862) de “conto fantástico”. Nosso trabalho também se inspira em um livro organizado por Raymundo Magalhães Júnior cujo título é Contos fantásticos: Machado de Assis. Propomo-nos a analisar algumas narrativas machadianas, sublinhando a originalidade do autor ao se apropriar do gênero. Nossa pretensão maior é despertar o interesse dos estudiosos da obra de Machado de Assis para a relevância de se estudar a ocorrência do fantástico em suas narrativas, relevância até hoje pouco considerada. |