Fechar menu lateral

Oficina de vivências musicais

Data: Todas as quartas-feiras do 1º semestre de 2017

Horário: 11h às 12h30

Local: Anfiteatro da Faculdade de Letras – UFJF

 

Oficineira: Doutoranda Fabrícia Valle.

 

Ementa: A presente oficina surge como extensão da tese de doutoramento em processo intitulada “A sincopa na construção da identidade cultural”sob a orientação do professor Alexandre Graça Faria. O trabalho consiste no exercício de abordar a literatura como sendo forma de expressão humana realizada não somente pela escrita tradicional, de modo a tomamos a arte literária em uma dimensão ampliada e movimentamo-nos no sentido de perceber outras possibilidades de produção da mesma.

           De modo geral, incidimos no fato de tomarmos as movimentações culturais e artísticas como manifestações literárias e vice-versa. Mais especificamente sugerimos experimentar aspectos relativos à dimensão sensível de produções musicais e sentir em que medida essa relação vem se estabelecendo na cultura brasileira em termos de textura sonora, temática, corporeidade e enquanto modo de produção de presença.

            Assim sendo, mediar vivências em música corporal no âmbito acadêmico configura-se como uma extensão e parte do projeto de pesquisa em andamento. Nesse sentido, a música corporal surge como mecanismo mediador dessa sensação de presença e busca na linguagem percussiva a ferramenta para ampliar a percepção e compreensão do fazer musical, de modo sensível e processual. Essa ideia justifica-se pela necessidade de evidenciarmos a experiência musical enquanto dispositivo ao despertar e desenvolvimento da sensibilidade. A oficina tem caráter prático e busca experimentar o fazer   musical na dimensão da cultura,  como prática social humana. Nesse sentido, a música tende a funcionar, além de como linguagem artística, enquanto dispositivo de produção de saberes e conteúdos sensoriais, em uma dimensão coletiva.