Fechar menu lateral

Lançamento do Livro Escritores da Diáspora Brasileira: ações editoriais e processos de alteridade

Data: 06/11/2015

Horário: 17h

Local: Anfiteatro da Faculdade de Letras – UFJF

 

O livro “Escritores da Diáspora Brasileira: ações editoriais e processos de alteridade” será lançado na próxima sexta-feira, dia 6, a partir das 17h, no anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A obra foi coordenada pela professora Else R. P. Vieira –  que virá de Londres para o evento – com participação de alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras (PPG-Letras).

A professora ressalta que o encontro promovido em maio do ano passado na Universidade foi de grande importância para a confecção do livro: “O II Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior, sediado na UFJF, foi crucial para a confecção do livro. Foi nessa oportunidade que mestrandos e doutorandos puderam realizar entrevistas com os escritores brasileiros residentes no exterior. Tais conversas subsidiaram a escrita dos artigos que o compõem”.

O livro é resultado do Projeto “Entre-Lugares” que, em sua primeira etapa, conferiu abrangência mundial ao rastreamento de escritores brasileiros no exterior, resultando no catálogo “Pelo Mundo: Escritores Brasileiros no Exterior”, e um livro em fase final de publicação, com contribuições dos professores do Programa que integraram o primeiro grupo de pesquisa e se debruçaram sobre o novo fenômeno.

Else lembra os desafios dos escritores para este trabalho: “É uma abordagem com rigor metodológico e questões cruciais da língua literária desses escritores que, no seu cotidiano, estão imersos em outra língua; suas ações editoriais (embora escrevendo no exterior, a maioria publica no Brasil) e seus processos de alteridade. Os focalizados neste registro se encontram radicados em diversos lugares como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Líbano, Noruega e Reino Unido”.

Em 2014 foi inaugurado o I Acervo de Escritores Brasileiros no Exterior, hospedado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Campus Juiz de Fora da UFJF, que conta atualmente com mais de 200 exemplares disponíveis para consulta e empréstimo aos alunos e pesquisadores.

 

escritores_da_diaspora_brasileira_livro