Mestrando (a) |
PATRÍCIA MÉDICI DE FREITAS |
Título |
Instantâneos do homem pós-moderno: uma leitura de O fotógrafo de Cristóvão Tezza |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Verônica Lucy Coutinho Lage |
Data da defesa |
15/04/2009 |
Resumo |
Este trabalho propõe uma análise da condição humana nas grandes cidades contemporâneas considerando, sobretudo, a solidão como um aspecto patente no sujeito urbano. Ao apontarmos a metrópole como um lugar idôneo para a efetivação dos ideais e práticas pós-modernas, reputamos o citadino como um produto deste espaço e deste contexto. Através do romance O Fotógrafo de Cristóvão Tezza, buscaremos relacionar a solidão com sua representação imagética dentro da obra já que, ao longo da narrativa, são construídas imagens – selecionadas e registradas pelo olhar fotográfico dos personagens, do autor e até mesmo do leitor – que nos remetem a essas impressões solitárias. Nesse sentido, realizaremos discussões concernentes aos tempos pós-modernos, à metrópole contemporânea, ao indivíduo e os efeitos da vida urbana em seu comportamento, seu íntimo e sua vida. Notas sobre imagem e fotografia serão cruciais e as abordagens mediante o olhar de críticos como Joly, Aumont, Barthes, Benjamin e Dubois. |
Mestrando (a) |
DAVIANE MOREIRA E SILVA |
Título |
Cahier, Caderno, um diálogo possível |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Enilce Albergaria Rocha |
Data da defesa |
17/04/2009 |
Resumo |
Pretendemos com este trabalho investigar aspectos culturais e identitários presentes em “Caderno de retonro”, de Edimilson de Almeida Pereira, em diálogo com Cahier d’um retour au pays natal, do martinicano Aimé Césaire, obersavndo as aproximações e distanciamentos das escolhas poéticas dos autores e as negociações da formação identitária na escrita da diáspora negra nas Américas. |
Mestrando (a) |
FERNANDA PIRES ALVARENGA FERNANDES |
Título |
Ponto de partida, um país em cena: Análise das relações entre o musical e o discurso de identidade no teatro brasileiro |
Orientador (a) |
Prof. Dr. Alexandre Graça Faria |
Data da defesa |
14/05/2009 |
Resumo |
Este trabalho busca analisar aspectos culturais e identitários presentes na produção do Grupo de Teatro Ponto de Partida em suas relações com a cultura brasileira contemporânea. Criada com o expresso objetivo de dinamizar a produção artística da cidade do interior onde surgiu, a companhia lida com diversas tensões entre o local, o regional e o global, cujas articulações foram se transformando ao longo de seus trinta anos de existência. Investigamos, principalmente, o posicionamento do grupo frente às transformações na cultura nacional, as relações entre diferentes estratos culturais (eruditos, populares e massivos) e a utilização do recurso musical como tentativa de estabelecer uma linguagem que comunique ao brasileiro suas próprias questões. Além disso, pretendemos mostrar como se dá o uso de outros recursos da cultura angariados pelo grupo na tentativa de representação da identidade local e nacional. |
Mestrando (a) |
SANDRA DA CONCEIÇÃO CARDOSO |
Título |
Ficção Científica Brasileira e Estadunidense: Uma análise comparativa |
Orientador (a) |
Prof. Dr. Rogério de Souza Sérgio Ferreira |
Data da defesa |
14/08/2009 |
Resumo |
A partir dos traços de semelhanças e diferenças, e de todo um percurso sistemático de comparação como estratégia de interpretação, analisamos as narrativas literárias do gênero de ficção científica brasileira e estadunidense em Silicone XXI (1985), A Corrida do Rinoceronte (2006), Neuromancer (1984) e A estrada (2007), dos autores Alfredo Sirkis, Roberto de Sousa Causo, William Gibson e Cormac McCarthy, respectivamente. Problematizamos as temáticas voltadas ao mundo da ciência, da tecnologia, bem como as transformações relacionadas ao corpo, à identidade e à estrangeiridade na intenção de expandir as fronteiras do conhecimento entre Brasil e Estados Unidos, instituindo um estudo em torno da literatura de ficção científica no âmbito dos Estudos Culturais.
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Mestrando (a) |
JOSIANE CRISTINA DE OLIVEIRA FERREIRA |
Título |
Signo Cimarrón: o direito de significar |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves |
Data da defesa |
18/09/2009 |
Resumo |
Neste trabalho pretendemos apresentar uma possibilidade de leitura do livro Signo Cimarrón, de Edimilson de Almeida Pereira, levantando as principais que nos parecem relevantes, são elas: a) a importância da memória para manter vivas tradições e costumes do lugar de origem; b) a importância da linguagem na difusão da memória; c) o desejo de significação dos indivíduos colocados à margem da sociedade; d) a importância da diáspora africana no Novo Mundo e sua contribuição ao pensamento ocidental. Signo Cimarrón, lançado pelo poeta em 2005, é uma tentativa de resgatar as heranças de um personagem quase esquecido no mundo contemporâneo: o cimarrón. Com este resgate, o poeta possibilita o entendimento da presença do cimarrón na sociedade atual, bem como ressalta o seu desejo de significação na construção da identidade cultural do Novo Mundo. Os quarenta poemas que compõem o livro poetizam a história da escravidão nas Américas, há uma retomada do início do tráfico negreiro, da chegada às terras desconhecidas, do trabalho forçado a que os escravos foram submetidos nas plantações dos senhores de engenho e de sua fuga destas fazendas. Edimilson trás até nós uma nova maneira de repensar e valorizar a vida do cimarrón em um contexto contemporâneo.
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Mestrando (a) |
SOFIA HELENA DE VASCONCELOS HORTA GRANJA |
Título |
AS TEIAS DA PALAVRA: Análise das estratégias de desconstrução do discurso de nacionalidade na obra de José Eduardo Agualusa |
Orientador (a) |
Prof. Dr. Edimilson de Almeida Pereira |
Data da defesa |
24/09/2009 |
Resumo |
O presente trabalho pretende oferecer uma contribuição aos estudos da obra de José Eduardo Agualusa, em particular, bem como do mapa de diversidades em estado de tensão que caracterizam a cena social de Angola, na contemporaneidade. Para atingir o objetivo proposto, levaremos em conta as relações entre literatura e sociedade, tratando o autor como um articulador desse diálogo que, entre outros aspectos, relativiza a hierarquização dessa relação. Serão abordados os temas que atravessam com destaque a sua obra, como memória, identidade cultural e nacionalismo, elegendo o romance O vendedor de passados para uma análise mais detalhada, mas passando pelos demais romances produzidos pelo autor até o momento, evidenciando a correlação entre temas e idéias. A história de Angola, na medida do possível, servirá de suporte para a compreensão da sociedade que Agualusa nos apresenta, mas a análise priorizará suportes decorrentes dos estudos culturais, tendo como referência autores como Anderson, Halbwachs, Hall, Hobsbawn, Le Goff, Pollack, e dos estudos literários como Eliana L. de Lima Reis, Fernando Mourão, Inocência da Mata, Laura Cavalcante Padilha, Manuel Ferreira. Com esse tecido crítico, por certo aberto e relativo, pretende-se, mais do que afirmar noções de valor na obra de José Eduardo Agualusa, evidenciar as oscilações que constituem o aspecto relevante e perturbador desta obra, caracterizada, entre outros aspectos, pelo questionamento das fronteiras estabelecidas e dos valores afirmados como universais. A análise não pretende esgotar um tema proposto a partir da obra de Agualusa, mas pretende, sobretudo, fornecer subsídios para uma recepção mais abrangente da obra do autor. |
Mestrando (a) |
DANIELA WERNECK LADEIRA RÉCHE |
Título |
Narrativas da vida real: alternativa ao jornalismo tradicional? |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Jovita Maria Gerheim Noronha |
Data da defesa |
25/09/2009 |
Resumo |
Este trabalho é o resultado de uma leitura crítica acerca das relações entre o discurso jornalístico e o ficcional, a partir das análises de duas obras que podem ser inseridas no que se convencionou chamar “narrativas da vida real”. Tendo como corpus o livro-reportagem de Gabriel García Márquez, Notícia de um sequestro, e o romance-reportagem de Sérgio Vilas Boas, Os estrangeiros do Trem N, o trabalho levanta questões quanto ao papel do jornalista na contemporaneidade em meio à aceleração cultural e vê nessa obras uma forma alternativa ao jornalismo tradicional. |
Mestrando (a) |
VANESSA SOARES DE PAIVA |
Título |
Berkeley em Bellagio – lugares |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Miriam Lídia Volpe |
Data da defesa |
24/09/2009 |
Resumo |
Este trabalho busca apresentar uma possibilidade de leitura e análise da obra Berkeley em Bellagio (2002), de João Gilberto Noll, a partir do tópico “lugares”, que podem ser: os geográficos, explicitados no título do romance, e o que implica o trânsito entre eles (insílio, exílio e desexílio); o lugar de enunciação do escritor sob dois aspectos – em relação a si mesmo (identidade), e à sua tarefa como intelectual latino-americano, explicitando a relação polêmica periferia/cânone |
Mestrando (a) |
ALICE CARDOSO FERREIRA |
Título |
Uma ida aos arquivos da história nacional: a percepção histórica da literatura |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Silvina Liliana Carrizo |
Data da defesa |
27/11/2009 |
Resumo |
Através das características do arquivo — topologia, nomologia e consignação — há a compreensão da leitura feita por Gilberto Freyre sobre a obra de José de Alencar, que aparece inserida dentro da sua interpretação sobre a formação da família brasileira. A utilização por Freyre da Literatura enquanto documento, a considerar seu caráter de mediação simbólica, justifica sua denominação de arconte, ao interpretá-la com a função de documento na configuração de seu arquivo. Por serem inseridas essas funções de documento na ordem da construção arquivística, e da utilização de documentos novos para a interpretação de Freyre sobre a formação da família, há a observação da construção do pensamento sobre o regionalismo pelo autor enquanto arquivo e da configuração da nação brasileira dentro dessa interpretação. |
Mestrando (a) |
JOÃO MARCOS REIS DE FARIA |
Título |
Perspectivas críticas do romance cortazariano, aunque el fondo sea um montón de macanas |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Maria Luiza Scher Pereira |
Data da defesa |
27/11/2009 |
Resumo |
Ao observarmos a inserção de Julio Cortázar no debate intelectual que movimentou a esquerda latino-americana após a revolução socialista em Cuba, podemos identificar as questões levantadas pelo escritor no Libro de Manuel (1973) como autênticas respostas aos desafios do fazer literário no contexto político e cultural dos anos sessenta e setenta. Através de diálogos com o corpus crítico dedicado a Cortázar, buscamos explorar os diferentes significados gerados pelo projeto escritural deste romance, bem como o impacto de sua publicação no conjunto da obra cortazariana. Entendemos o Libro de Manuel, portanto, não como representativo de um desvio desde uma concepção criativa fortemente marcada pela experimentação estética rumo a um engagement que se choca com a máquina narrativa de Cortázar, mas como uma proposta de reflexão permanente sobre a práxis revolucionária, em que adquirem papel central o jogo e o erotismo, elementos fundamentais de toda a poética cortazariana. |
Mestrando (a) |
AFONSO CELSO CARVALHO RODRIGUES |
Título |
“RITMO E POESIA: A lírica da periferia urbana” |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Enilce do Carmo Albergaria Rocha |
Data da defesa |
16/12/2009 |
Resumo |
A dissertação analisa a produção literária feita por pessoas habitantes de periferias sociais, tendo como foco os cantores de rap e suas escritas performáticas, mostrando como esta produção é elemento de forte representação de pertença e de crítica política. Após ser estabelecida uma série de fatores de encaminhamento, como os aspectos relacionados às trocas culturais entre África e Américas no período da escravidão, do artista como legítimo porta-voz de discursos sociais, do nascimento da cultura hip-hop e do estabelecimento de uma “nação” acolhedora de personagens das diversas formas de vidas periféricas, analisando as letras de grupos de rap brasileiros como produção literária e como portadoras de um discurso reivindicatório de pertencimento. |
Mestrando (a) |
WAGNER LACERDA |
Título |
“Alegorias da resistência, dialética da desalienação: literatura, história e política na obra de José Saramago” |
Orientador (a) |
Profª. Drª. Maria Luiza Scher Pereira |
Data da defesa |
17/12/2009 |
Resumo |
Essa pesquisa tem como objetivo identificar diferentes abordagens políticas na obra do escritor português José Saramago, para observar como ele, intelectual de formação marxista, compreende e representa na ficção a dinâmica dos fatos históricos. O presente trabalho se insere no campo de debates da crítica política e procura refletir acerca de algumas questões que permeiam a construção de todo um projeto literário que se propõe a refletir sobre a sociedade e a questioná-la – entendemos por projeto literário um conjunto de obras que, conscientemente, é elaborado e estruturado em torno de formas e conteúdos semelhantes. Diante disso, pretende-se refletir sobre os entrelaçamentos que se estabelecem entre a literatura, a história e a política a partir de uma voz dissonante do cenário atual, em que o homem aparece cada vez mais diminuído perante o mercado e o capital. Para tal intento, são utilizados quatro romances escritos por Saramago: Levantado do Chão (1980), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997) e A Caverna (2000); e, também, entrevistas concedidas pelo escritor e discursos proferidos por ele. O referencial teórico dessa pesquisa engloba textos de autores como Karl Marx, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Michel Foucault e Beatriz Sarlo. |