Mestrando(a) |
ANTONIO MARCOS M. DA SILVA |
Título |
“PRAZERES PROIBIDOS NOS CAMPOS DE MORANGOS- UMA LEITURA DE MORANGOS MOFADOS” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Geysa Silva |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
Estudo dos contos de Caio Fernando Abreu, reunidos no livro Morangos Mofados. A partir do levantamento dos temas recorrentes, procurou-se a amálgama entre eles, considerando-se as diversas intertextualidades que os percorrem. Destacou-se, ainda, o enfrentamento de estigmas como motivo desencadeador da tensão entre o “princípio do prazer” e o “princípio da realidade”. O autor da dissertação procura mostrar que no acontecimento único da existência é impossível ser neutro, tanto em relação ao próprio “eu” como em relação ao “outro”. |
Mestrando(a) |
CARMEM LUIZA DE A. SILVA |
Título |
“AS NARRATIVAS INTRATEXTUAIS EM GRANDE SERTÃO VEREDAS, À LUZ DOS POSTULADOS JUNGUIANOS” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Thereza Conceição Domingues |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
Esta dissertação procura analisar as narrativas intratextuais de O grande sertão veredas, como manifestação do inconciente humano, sob a luz da teoria da psicologia analítica junguiana, partindo do princípio que a Literatura é um meio pelo qual o homem manifesta anseios, crenças, dúvidas e certezas. A obra é uma manifestação do inconciente e como tal pode ser analisada através das imagens arquetípicas como sombra, persona e animus. Verificamos o papel da religião, enquanto fator de extrema importância para o emcontro do si mesmo. Partindo da dicotomia bem e mal, é seguido o percurso pelo qual o homem realiza a individuação, analisando alguns casos contados em Grande sertão veredas, onde o mal é sempre relativo e, através dele, é possivel chegar ao bem, uma vez que o mal nada mais é do que a outra face do bem. |
Mestrando(a) |
EDINÉIA DE OLIVEIRA ROCHA |
Título |
“TESSITURA POÉTICA DO DESASSOSSEGO: O OLHAR URBANO DE FERNANDO PESSOA” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria de Lourdes Abreu de Oliveira |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
O presente trabalho tenciona realizar uma análise da obra pessoana, a partir de seu semi-heterônimo Bernardo Soares no Livro do Desassossego. Pretendeu-se traçar o percurso do homem moderno, marcado pela solidão das cidades. A pesquisa iniciou-se embasada na própria teoria do poeta, aplicada no Livro, devido à importância do seu posicionamento crítico-literário como anunciador dos ventos do primeiro Modernismo português. A continuação deste enfoque foi desenvolvida tendo como condutor o poeta Charles Baudelaire lido por Walter Benjamim. A análise da náusea baudelaireana culmina no tratamento dado por Philippe ARIÈS à questão da morte, passando pelo enfrentamento das realidades reveladoras do universo urbano, defendido por Max Horkheimer e Herbert Marcusc. A leitura de textos fílmicos, reveladores do homem da multidão, na linha iniciada por Edgar Allan Poe, vem exemplificar a preocupação visual de Soares, revelada em o amante visual e n’ O sonho tem grandes cinemas. Procurou-se estabelecer, desta forma, o labirinto percorrido por Pessoa na sua tessitura urbanística, marcada pela solidão do homem. na multidão. |
Mestrando(a) |
MARGARETE R. KNOPP QUIROGA |
Título |
“RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO, PERSONAGENS E ACONTECIMENTOS DE NARRATIVAS” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Thereza da Conceição Domingues |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
Este trabalho pretende mostrar algumas funções significativas do espaço na narrativa, tanto no romance quanto no conto, muitas vezes, influenciando e sendo influenciado pelo personagem. Fundamental na narrativa fantástica, apresentando-se como mola mestra que impulsiona a história para o seu desfecho, na narrativa considerada realista desempenha, por sua vez, um papel surpreendente, antecipando acontecimentos ou apresentando previamente os personagens, revelando-os e gerando traços psicológicos e sentimentais. Com base nos estudos sobre o espaço físico feitos por Osman Lins, Gaston Bachelard e outros autores foram destacados alguns elementos em dois contos e dois romances, de origem portuguesa e brasileira. |
Mestrando(a) |
MARIA CLARA MIRANDA |
Título |
“IMAGENS POÉTICAS EM MÁRIO QUINTANA: O MENINO QUE NÃO SE PERDEU NO TEMPO” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Thereza Conceição Domingues |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
Leitura das imagens da lua, do cavalo, do vento, do tempo e da morte, na obra de Mario Quintana, publicada no período de 1980 a 1990, especificamente nos livros: Esconderijos do tempo , Baú de espantos , Porta giratória , Da preguiça como método de trabalho, Preparativos de viagem e Velório sem defunto , tendo como base a teoria de Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Octavio Paz e Herbert Marcuse. |
Mestrando(a) |
ROSE MARY ABRÃO NASCIF |
Título |
“O REALISMO MARAVILHOSO NA NOVA NARRATIVA HISPANO -AMERICANA: O DIÁLOGO HISTÓRICO-FICCIONAL EM ERÊNDIRA” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
Este trabalho a levantar, a priori, o impasse em torno dos termos realismo mágico e realismo maravilhoso para, a seguir, abordar mais adequadamente as propostas estéticas e ideológicas que marcam o boom da nova narrativa hispano-americana noa anos sessenta. Os pressupostos teóricos fundamentam-se, sobretudo, na obra “O realismo maravilhoso”, de Irlemar Chiampi e, lançando mão do recorte em lexias como as propostas por Roland Barthes, em “S/Z”, decupamos a novela “La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada”, de Gabriel Garcia Márquez, a fim de nela descortinarmos o imaginário hispânico com base n’As estruturas antropológicas do imaginário, de Gilbert Durant, levantando seus mais relevantes mitos e símbolos para, enfim, situar a possível relação mítico-histórica mediada pelo realismo maravilhoso da nova narrativa hispano-americana. |
Mestrando(a) |
SOLANGE LUZIA LEMPK |
Título |
“MEMÓRIAS CARNAVALIZADAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Thereza da Conceição Domingues |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
Retomada de dados históricos e literários sobre Manuel Antônio de Almeida e a singularidade de sua obra em seu tempo. A carnavalização literária em Memórias de um Sargento de Milícias. O surgimento de um novo tipo de herói na literatura brasileira. Processo intertextual e diálogo de diferentes setores de nossa cultura com o texto literário original. |
Mestrando(a) |
SUELI LINDALVA F. DE VILHENA |
Título |
“UMA LEITURA DA NARRATIVA LOBATIANA: A CARNAVALIZAÇÃO NO UNIVERSO MÁGICO DE EMÍLIA” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Thereza da Conceição Domingues |
Ano da defesa |
1997 |
Resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar o universo narrativo de Monteiro Lobato, O Sítio do Pica-pau Amarelo, em especial Emília, como elemento carnavalizador, baseando-se em algumas teorias literárias. O primeiro passo é inserir a obra e sua importância para adultos e crianças no cenário da literatura. A análise da obra prossegue explorando algumas teorias, para aplicá-las no texto. O autor, além de nos demonstrar um projeto de vida com potencialidade nos mostra o valor essencial da Literatura e o mundo maravilhoso da cultura. Todo este percurso crítico inclui uma análise do discurso narrativo de Monteiro Lobato, considerando- se a teoria de Mikhail Bakhtin. |