Mestrando(a) |
CASSIA SEGREGIO DOS REIS |
Título |
“A REPRESENTATIVIDADE FEMININA E O SENTIMENTO AMOROSO EM POEMAS DE VINÍCIUS DE MORAES E PABLO NERUDA” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Nancy Campi de Castro |
Ano da defesa |
1995 |
Resumo |
Este trabalho procura levantar o encontro entre textos das literaturas chilena e brasileira, buscado na obra Antologia poética, de Vinícius de Moraes, e 20 poemas de amor e uma canção desesperada, de Pablo Neruda, baseando-se nas teorias do intertexto, evidenciados no lirismo, através da presença feminina e do sentimento amoroso circundantes nas obras da literatura da América latina. Pela tessitura intertextual poética, vislumbra-se a representividade feminina e a visão de amor, através de diversos elementos detectados nos poemas de Vinícius de Moraes e de Pablo Neruda. |
Mestrando(a) |
CLAÚDIA PAIXÃO COUTINHO |
Título |
“A POESIA DE ADÉLIA PRADO: UM CANTAR MINEIRO” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Thereza da Conceição Aparecida Rodrigues |
Ano da defesa |
1995 |
Resumo |
Vista como algo cultural, basicamente, como como um conjunto de traços formadores do povo habitante de Minas Gerais, pela Sociologia e Antropologia, a mineiridade, nos textos literários, caracteriza-se pelo amor que é demonstrado pela terra. Daí, sua expressão poética e sua identificação, teoricamente em um tema formado por diversos motivos. A obra de Adélia Prado, dentro dessa perspectiva, é possuidora de intensa mineiridade: no amor à família e às tradições; na profunda crença em Deus; no apego aos elementos da terra e muito mais. |
Mestrando(a) |
LUIS CARLOS LIMA CARPINETTI |
Título |
“CALIBAN E A FUNDAÇÃO DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE A TEMPESTADE” |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Nancy Campi de Castro |
Ano da defesa |
1995 |
Resumo |
Estudo dos Prefácios das peças de Jean Racine. Tradução dos prefácios das peças teatrais: La Thébaide ou les frères ennemis; Alexandre le grand; Andromaque; Les plaideurs; Britannicus; Bérénice; Bajazet; Mithridate; Iphigénie; Phèdre; Esther; Athalie. Elaboração de notas vinculadas aos textos dos Prefácios. |
Mestrando(a) |
MARIA DO CARMO LEÃO OLIVEIRA |
Título |
“A GRANDE ARTE: DO HIPOTEXTO LITERÁRIO AO HIPERTEXTO FÍLMICO” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria de Lourdes Abreu de Oliveira |
Ano da defesa |
1995 |
Resumo |
Este trabalho busca, em tempos de dessacralização da arte, realizar um estudo do romance A grande arte de Rubem Fonseca, em sua dupla versão, do hipotexto literário ao hipertexto fílmico, conforme proposta de Yannick Mouren. Analisam-se as relações e trocas de influências entre os dois meios narrativos, a partir da escritura visual do romance. Todo o percurso crítico é realizado sob os olhos atentos de um “leitor-espectador-Mandrake” que, à luz de pressupostos teóricos da estética da recepção, sugeridos por Wolfgang Iser, tenta desvelar, detetivescamente, na magia dos textos, os vazios deixados pelo autor para melhor fruição da Arte. |
Mestrando(a) |
MARISE PIMENTEL MENDES |
Título |
“O JOGO DA MONTAGEM E DA INTERTEXTUALIDADE EM A FESTA, DE IVAN ÂNGELO” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro |
Ano da defesa |
1995 |
Resumo |
O estudo da tragédia grega como raiz do gênero dramático ocidental nos remete ao conceito de arquigênero, de Gérard Genette configurado como um modelo ideal aberto às variações. Assim, a partir da Era Cristã, a afirmação do conceito de livre-arbítrio enfraquece a crença na fatalidade do destino do Homem. A tragédia inicia, então, um dos processos de metamorfose tomando dois caminhos: o da restauração do modelo aristotélico, como em Corneille e Racine; e o de sua transgressão, como em William Shakespeare, é Jean Anouilh, Jean Cocteau e, sobretudo, Bertold Brecht. Colocado no centro da atenção trágica, o herói também passa por transformações, que fazem desencadear a catástrofe em razão de uma falha no interior de seu caráter, como acontece em Shakespeare; ou mesmo, como na dramaturgia brechtiana, fazendo do texto e do espetáculo um instrumento de mudança social. Em sua estética, Brecht faz, ainda, como o veremos a inclusão de elementos épicos no cerne do contexto trágico, evidenciando a irreparável hibridez dos gêneros literários. |
Mestrando(a) |
MARTA CRISTINA DA SILVA |
Título |
“A BUSCA DA IDENTIDADE FEMININA EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria de Lourdes Abreu de Oliveira |
Ano da defesa |
1995 |
Resumo |
Este trabalho procura investigar a busca da identidade feminina empreendida pelas personagens de Clarice Lispector, com base na leitura de Laços de família e A bela e a fera. A análise dos contos tem como fio condutor algumas considerações básicas da crítica literária feminista. São focalizados os expoentes desta linha de abordagem, os objetivos principais e as várias fases evolutivas, com ênfase na sua proposta de mudança. À luz da crítica feminista americana e de teorias sobre a personagem de ficção, tenta-se verificar, no texto de Clarice, todos os aspectos que caracterizem essa busca de identidade, procurando-se trazer percepções diferentes ao estudo da obra clariceana. A pesquisa revela de que modo as personagens se insurgem contra as imagens estereotipadas da mulher e contra as limitações dos papéis sociais no seio da família patriarcal. |