Mestrando(a) |
FRANCIS PAULINA LOPES SILVA |
Título |
“E O VERSO SE FEZ VERSO” |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Nancy Campi de Castro |
Ano da defesa |
1992 |
Resumo |
Este trabalho procura estudar as várias interferências dos textos da Bíblia nos poemas de Murilo Mendes, publicados entre 1930 e 1941, com base as teorias do intertexto, formuladas por Linda Hutcheon, T. S. Eliot e outros autores. O percurso criador do poeta faz-se à luz dos textos bíblicos, numa complexa teia intertextual, aqui se destacando os aspectos estruturais, os aspectos de gêneros, a visualidade e a ironia. Pela transconstextualização paródica dos textos bíblicos evidenciando os temas do caótico, do messianismo e do dualismo barroco, o poeta aproveita do Livro-Espelho, o grande código estético cultural, para a tessitura de seus versos expressos da poesia da modernidade, que transcende a Palavra bíblica. E o Verbo se fez verso. |
Mestrando(a) |
MARIA LUÍZA VIANA DIAS |
Título |
“A LINGUAGEM VISUAL EM SIMBÓLICO DE GRANDE ARTE, DE RUBEM FONSECA” |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Pedro Pires Bessa |
Ano da defesa |
1992 |
Resumo |
Estudo de A grande arte de Rubem Fonseca, no qual se procura destacar o simbólico papel das imagens, associadas a uma linguagem espetacularmente visual. Baseando-se em diversificadas linhas teóricas, ficção cumpre, assim, a sua real tarefa: a representação sacralizante e sacralizada da figura humana… do acontecer do Ser… do homem enquanto instante da História de que é história, com todos os seus desvios… Denunciados, na mais plena sordidez, os fatos, engenhosamente, constituem, enquanto manifestação artística, uma grande esfera de valores específicos, que são e serão sempre o eterno presente – A ARTE. |