Mestrando (a) |
Wendell de Freitas Amaral |
Título |
Implicações do olhar moderno na obra de Marcelo Gama |
Orientador (a) |
Teresinha Vânia Zimbrão da Silva |
Data da defesa |
20/05/2010 |
Resumo |
O objetivo deste estudo é demonstrar na obra de Marcelo Gama as marcas de um estilo de rara manifestação na poesia do período que antecede ao Modernismo, o qual conjuga o coloquialismo, o humor e a crítica-social, denominado “coloquial-irônico”. Considerado escritor simbolista, Marcelo Gama merece ser estudado como um dissidente, pois extrapola em sua poética as regras e convenções comuns no seu contexto de produção. Vadiando pela rua como flâneur, utilizando-se de temas prosaicos e de um universo semântico marcado pelo coloquialismo e pela auto-ironia, o poeta aproxima-se do espírito consciente dos modernistas a favor da liberdade de criação e da negação da linguagem retórica. Observa-se com este estudo a proximidade do olhar de Marcelo Gama com o de mestres da ironia e da observação do cotidiano urbano, como Drummond e Murilo Mendes, possibilitando considerar parte de sua obra como de transição para o Modernismo. |
Mestrando (a) |
Izaura Regina Azevedo Rocha |
Título |
Crítica, Romance e Gênero: Uma perspectiva convergente da obra de Lucia Miguel Pereira |
Orientador (a) |
Prof.ª Dr.ª Márcia de Almeida |
Data da defesa |
23/06/2010 |
Resumo |
Esta dissertação focaliza a produção da romancista, crítica literária e historiadora da literatura brasileira Lucia Miguel Pereira pelo duplo ponto de vista da teoria literária e da crítica feminista. A interseção dessas duas disciplinas se faz necessária para compreender a aparente fratura entre a obra ficcional e a de crítica literária da autora. Partindo da constatação de que uma preocupação com a condição feminina na primeira metade do século XX perpassa inegavelmente o conjunto dos quatro únicos romances de Lucia, enquanto sua produção crítica se revela quase indiferente ao desprestígio da autoria feminina no cânone da literatura brasileira, procura-se investigar caminhos de convergência entre as duas vertentes dessa produção aparentemente contraditória. Numa perspectiva metacrítica, o trabalho mapeia o pensamento da autora sobre o exercício da crítica literária e da criação ficcional e estabelece seu sistema e método de abordagem da literatura. A categoria do romance, como gênero literário de particular interesse nos estudos de Lucia, desponta como chave para percepção da unidade da obra da autora, na medida em que é por ela compreendido como campo de experimentação sobre a existência. No processo, a pesquisa acompanha o amadurecimento intelectual de Lucia Miguel Pereira rumo à sistematização de suas formulações teóricas sobre o romance e revê o lugar dessa intelectual pioneira na história da crítica e da literatura brasileiras. |
Mestrando (a) |
Rodrigo da Silva Cerqueira |
Título |
Estamos sempre indo para casa (breve análise do Inferno provisório, de Luiz Ruffato). |
Orientador (a) |
Prof.ª Dr.ª Silvina Liliana Carrizo |
Data da defesa |
20/07/2010 |
Resumo |
Este trabalho tem por objetivo a análise do projeto literário de Luiz Rufato, intitulado Inferno provisório – pentalogia que tem já quatro volumes lançados. Pretendemos refletir sobre as construções da posição do narrador e da linguagem na ficção do escritor mineiro, pensando como essas concepções auxiliam a reflexão sócio-histórica pretendida pela obra, que consiste em dar voz aos sujeitos oriundos das classes menos favorecidas. Desejamos ainda, identificar a ocorrência de um desequilíbrio entre idealização e realização que compreende a trajetória das personagens e que age, como discurso desencantado, pautando os caminhos dessas por um constante jogo entre sonho e realidade, dando maior valor ao último termo. |
Mestrando (a) |
Katya Queiroz Alencar |
Título |
Mito e paródia em A hora da estrela: ressonâncias de tradições secularizadas |
Orientador (a) |
Prof.ª Dr.ª Maria Clara Castellões de Oliveira |
Data da defesa |
27/08/2010 |
Resumo |
Esta dissertação, contribuindo para os Estudos Literários, aproxima Clarice Lispector da tradição judaica, mais precisamente da vinculada à interpretação de textos sagrados, valendo-se sobretudo de A hora da estrela, último livro de sua autoria publicado em vida. Ela assim o faz resgatando a presença, nessa obra literária, de relatos míticos das Escrituras judaico-cristãs, bem como de narrativas mitológicas greco-romanas, e mostrando que esses relatos e essas narrativas foram retomados e reatualizados através da paródia. Para tal empreendimento foram tomadas como principais referências obras de Nelson Vieira, Nádia Battella Gotlib e Berta Waldman (sobre a produção de escritores judaico-brasileiros), Mircea Eliade (sobre mito) e Linda Hutcheon (sobre paródia). A metodologia empregada foi a qualitativo-interpretativa, baseada em análises descritivas e comparativas de textos literários e teóricos. Evidenciou-se, no âmbito de A hora da estrela, a aproximação de Lispector de múltiplas tradições culturais, principalmente a da judaica, que ela procurava escamotear quando questionada sobre esse assunto. |