O Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, com cursos de mestrado e doutorado, foi aprovado pela CAPES em julho de 2006. O Programa se originou do desmembramento de um programa misto, já consolidado, o Programa de Pós-Graduação em Letras – Linguística e Teoria da Literatura da UFJF, criado em 1989. Atualmente é avaliado pela CAPES com nota 5 (quadrienal 2017-2020).
Possuímos uma área de concentração, em Teorias da Literatura e Representações Culturais, que articula o estudo das teorias da literatura às demandas culturais da contemporaneidade em suas diversas manifestações. Essa área compreende três linhas de pesquisa – 1) Literatura, Crítica e Cultura; 2) Literatura e Transdisciplinaridade; e 3) Criação Literária – as quais reúnem estudos em torno das questões críticas contemporâneas, das relações da literatura com as construções identitárias e das interfaces da criação literária com outros saberes e outras práticas culturais.
A principal missão do PPG Letras: Estudos Literários de UFJF é contribuir para o avanço do conhecimento, no âmbito dos Estudos Literários. Especificamente, visa a formar pessoal qualificado de alto nível profissional para o exercício de atividades a) de pesquisa em Literatura e Cultura, e/ou 2) do magistério básico e superior, e/ou 3) da criação de obras literárias originais ou traduzidas. Essa missão realiza-se com base em três pilares que constituem suas linhas de pesquisa: a abordagem crítica da cultura e da literatura (Linha 1); a perspectiva dialógica e transdisciplinar com outros saberes acadêmicos (Linha 2); e a inovação propositiva para a produção de conhecimento sensível, articulado pela criação (Linha 3).
No Mestrado, o Programa visa à formação de mestres, voltados para a pesquisa e para a docência no campo de Estudos de Literatura e da Cultura, dispostos a otimizar suas competências profissionais. Atende profissionais já estabelecidos, mas seu público principal é de egressos da graduação interessados em dar continuidade a sua formação acadêmica. No Doutorado, visa à formação de doutores com autonomia e excelência na pesquisa científica. O programa objetiva sobretudo comprometê-los com a pesquisa e a capacidade de inovar na reflexão crítica e teórica e nas práticas em cultura e literatura, tanto em sala de aula, quanto no debate público e acadêmico. Em ambos os cursos, também visa a fomentar a qualificação crítica, reflexiva e criativa de escritores e tradutores literários.