Os seguintes Grupos de Pesquisa são liderados pelos professores do PPG Letras: Estudos Literários:
Formado em 2012 sob a coordenação da Profa. Dra. Neiva Ferreira Pinto (UFJF), o antigo Grupo de Pesquisa “GREC – Grupo de Estudos Clássicos” mudou de nome em 2018, passando a se chamar “CirceA – Círculo de Estudos da Antiguidade”, sob coordenação das Profas. Dras. Fernanda Cunha Sousa e Charlene Martins Miotti (UFJF) desde 2015. Atualmente, o grupo conta com 15 professores pesquisadores de quatro Universidades Federais de Minas Gerais (UFJF, Unifal, UFU e UFMG) e mais de 30 estudantes, cujas atuações se dividem em nossas duas linhas de pesquisa: “Linguagem e Cultura em Grécia e Roma” (abrigando projetos sobre as inter-relações entre linguagem e cultura no mundo grego e romano, com ênfase na compreensão e representação das línguas e de seus usuários, com possíveis aportes teóricos contemporâneos, e nas tradições poética, retórica, filosófica e gramatical antigas) e “Performance, crítica e recepção” (abrigando discussões que toquem a crítica, a performance e a recepção — incluindo o ensino e a tradução — das línguas e literaturas grega e latina a partir de referenciais disciplinares e transdisciplinares, na busca por melhor compreensão das questões ligadas à memória cultural e aos fenômenos de leitura do passado). Com encontros mensais para debate sobre projetos e textos em andamento, o objetivo do CirceA é promover trabalho conjunto entre professores, pós-graduandos e graduandos interessados na área de Estudos Clássicos e provenientes de diferentes Unidades Acadêmicas e Instituições de Ensino Superior. Com isso, estreitam-se laços profissionais entre aqueles que estão vinculados à habilitação específica na área e aqueles que atuam em outras habilitações, compartilhando realidades diversas e fortalecendo a atuação de seus integrantes dentro e fora de seus cursos de origem.
Organizadoras: Prof.ª Drª Fernanda Cunha Sousa e Prof.ª Drª Charlene Martins Miotti
O Núcleo de Estudos e Práticas em Performances e Narrativas de Viagens é idealizado como um espaço de pesquisa e extensão que parte da premissa de que todo deslocamento humano se constrói a partir de uma narrativa e de uma estética da linguagem. Assim, tem por objetivo: (1). Análise de diversos produtos culturais que falam sobre e a partir das mobilidades; (2). Discussões sobre a construção da experiência de viagem, especialmente na interface do turismo com a literatura e a cultura pop-fiction; (3), Desenvolvimento de ações focadas no viajante, acreditando que estes, a partir de um olhar e de um experiência de deslocamento, podem e são capazes de transformar os cotidianos banalizados pela rotina.
Organizador: Prof. Dr. Humberto Fois Braga
Organizadora: Prof.ª Drª Nícea Helena de Almeida Nogueira
O grupo de pesquisa Tradução em Relação nasceu em 2018, na USP. Rapidamente, juntaram-se ao grupo outros membros, sendo hoje formado por pesquisadores (iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado) e docentes de diferentes instituições, como UFJF, UFS e Unesp. Em 2019, organizamos a primeira “Jornada do Grupo de Estudos Tradução em Relação”. O evento deu origem ao livroTradução em relação: espaços de transformação, publicado em 2021 pela editora Mercado de Letras, com financiamento do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH-USP). Durante a pandemia, o grupo foi oficializado junto ao CNPq, tendo como sede a UFJF. Após o isolamento físico, foi organizado, em abril de 2022, na Casa Guilherme de Almeida (São Paulo – SP), o colóquio “Tradução: Entre”, que deu origem ao livro Entre-lugares em tradução, publicado em 2023 pela editora Mercado de Letras. Além de colóquios a cada dois anos, o grupo se reúne a cada quinze dias em modalidade remota, para discussão de textos de membros do grupo, análise de projetos tradutórios ou estudo de referências teóricas fundamentais.
Coordenadores: Thiago Mattos (UFJF) e Álvaro Faleiros (USP)