Ipotesi – Revista de Estudos Literários / UFJF

O PPG Letras: Estudos Literários divulga o lançamento da nova  edição da IPOTESI Revista de Estudos Literários, v. 26, n. 2, de ago./dez. 2022
.

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – DE(S)COLONIZANDO AS MEMÓRIAS DAS AMÉRICAS A PARTIR DO SUL GLOBAL

v. 26 n. 2 (2022)

A edição da IPOTESI Revista de Estudos Literários, v. 26, n. 2, de ago./dez. 2022, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, recebeu contribuições que estabelecem diálogos entre as comemorações dos bicentenários da independência dos países latino-americanos. Se as celebrações dos primeiros centenários latino-americanos se dedicaram a articular uma memória da independência centrada em identidades fundadas sob a ideia de uma comunidade imaginada, que é branca, católica e falantes da mesma língua, seja português ou castelhano, as comemorações dos bicentenários promovem outros tipos de articulações identitárias. Assim, considerando as propostas de Aníbal Quijano sobre a colonialidade do poder, que se refere à prolongação contemporânea das bases coloniais que sustentam a formação do capitalismo, de Rita Segato e María Lugones sobre gênero e colonialidade e de  Boaventura de Sousa Santos quem em Epistemologias do Sul (2009) denuncia o sistema que se desenvolveu com a exclusão e o ocultamento de povos e culturas que ao longo da história foram dominados pelo colonialismo e pelo capitalismo, este número da IPOTESI coletou trabalhos que promovem discussões acerca dos processos de de(s)colonização das Américas, considerando sobretudo o Sul Global, não como lugar geográfico, mas como coalizão de culturas subjugadas pela colonialidade do poder.

Este número da revista IPOTESI também possui as seções “Outros Textos” (com artigos que não são contemplados pelo tema do Dossiê, mas que possuem relevância na área dos Estudos Literários), “Tradução” e “Escrita Criativa”.

Editoras deste número:

Prof.ª Dra. Ana Beatriz R. Gonçalves (UFJF)

Prof.ª Dra. Danae Gallo González (Justus Liebig Universitat – Giessen, Alemanha)

Prof.ª Dra. Maria Eugenia Osorio Soto (Universidad de Antioquia – Medelín, Colômbia)

Equipe Editorial:

Prof.ª Dra. Elena Santi (UFJF)

Prof. Dr. Pedro Bustamante Teixeira (UFJF)

Prof.ª Dra. Nícea Helena de Almeida Nogueira (UFJF)

Editor Geral: Prof. Dr. Pedro Bustamante Teixeira (UFJF)

Capa: Prof.ª Dra. Elena Santi (UFJF)