V Encontro Mundial de Escritores no Exterior no Líbano (13-15 de setembro de 2017)

Uma importante iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, em parceria com o Queen Mary University of London, terá lugar inicialmente em Beirute. Ela decorre do projeto integrado de pesquisa e docência entre as duas instituições, sob os auspícios da CAPES, “Escritores Brasileiros no Exterior”. O evento é organizado pela Professora Visitante do Exterior junto ao Programa, a Profa. Drª. Else R. P. Vieira, com o apoio do Coordenador do Programa, o Prof. Dr. Alexandre Graça Faria. A Profª Drª. Charlene Martins Miotti representará o Programa no encontro. A Universidade Saint Esprit – Kaslik (USEK) acolhe o evento, através de seu Centro de Estudos Latino-Americanos, dirigido pelo Prof. Dr. Roberto Khatlab.

A série de encontros mundiais anuais decorre do projeto integrado entre as duas universidades, intitulado “Escritores Brasileiros no Exterior”, patrocinado pela CAPES. Sua organizadora, a Profa, Else R. P. Vieira, originalmente da universidade londrina, atua, no momento, como professora e pesquisadora visitante do exterior junto ao programa, ministrando cursos e coordenando um grupo de pesquisadores dentro da temática.

O nome guarda-chuva do projeto que embasa o evento é “Escritores Brasileiros no Exterior / Brazilian Writers Abroad” e o específico é “Os entre-lugares da literatura da diáspora brasileira / The In-Between Spaces of the Literature of the Brazilian Diaspora”, coordenado pela Profa. Else. Ele teve início em 1999, com o apoio da Universidade de Oxford. A partir de 2013, adquiriu abrangência mundial, passando a ser patrocinado pela CAPES/Ministério da Educação e desenvolvido em conjunto com o Queen Mary University of London (onde trabalho) e a Universidade Federal de Juiz de Fora, através do PPG em Letras: Estudos Literários.

Os eventos mundiais  itinerantes já foram hospedados pelo Focus Brazil (Londres) em 2012, Embaixada do Brasil em Londres (2013), Universidade Federal de Juiz de Fora/Escolas Secundárias em Juiz de Fora/Escolas  Fundamentais e Secundárias em Petrópolis, em 2014; University of New York e Brazilian Library of New York, em 2015; Friedrich-Alexander Universität (FAU), em Erlanger, Alemanha, em 2016.

Este ano, o Centro de Estudos Latino-Americanos da USEK (Université Sant Esprit – Kaslik) hospeda o evento, com o apoio da Embaixada  do Brasil em Beirute.

Programação completa aqui .

CARTAZ-LIBANO-novo-editado 1