LOCAL: ANFITEATRO DA FALE.
QUARTAS-FEIRAS DO 1º SEMESTRE DE 2017, de 11:00 às 12:30.
PÚBLICO ALVO: Alunos do PPGLetras Estudos Literários; alunos da FALE e comunidade acadêmica interessada.
OFICINEIRA: DOUTORANDA FABRÍCIA VALLE.
EMENTA:
A presente oficina surge como extensão da tese de doutoramento em processo intitulada “A sincopa na construção da identidade cultural”, sob a orientação do professor Alexandre Graça Faria. O trabalho consiste no exercício de abordar a literatura como sendo forma de expressão humana realizada não somente pela escrita tradicional, de modo a tomamos a arte literária em uma dimensão ampliada e movimentamo-nos no sentido de perceber outras possibilidades de produção da mesma.
De modo geral, incidimos no fato de tomarmos as movimentações culturais e artísticas como manifestações literárias e vice-versa. Mais especificamente sugerimos experimentar aspectos relativos à dimensão sensível de produções musicais e sentir em que medida essa relação vem se estabelecendo na cultura brasileira em termos de textura sonora, temática, corporeidade e enquanto modo de produção de presença.
Assim sendo, mediar vivências em música corporal no âmbito acadêmico configura-se como uma extensão e parte do projeto de pesquisa em andamento. Nesse sentido, a música corporal surge como mecanismo mediadora dessa sensação de presença e busca na linguagem percussiva a ferramenta para ampliar a percepção e compreensão do fazer musical, de modo sensível e processual. Essa ideia justifica-se pela necessidade de evidenciarmos a experiência musical enquanto dispositivo ao despertar e desenvolvimento da sensibilidade. A oficina tem caráter prático e busca experimentar o fazer musical na dimensão da cultura, como prática social humana. Nesse sentido, a música tende a funcionar, além de como linguagem artística, enquanto dispositivo de produção de saberes e conteúdos sensoriais, em uma dimensão coletiva.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver habilidades musicais e rítmicas;
Despertar a sensibilidade humana;
Democratizar o acesso ao fazer musical;
Mediar a execução práticas transversais;
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Vivenciar os parâmetros do som;
Experimentação dos sons do corpo;
Produzir música corporal de forma coletiva;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CIAVATTA, Lucas. O Passo – Música e Educação. CIP – Brasil. RJ. SNEL, 2009.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. A música como fenômeno sociocultural – perspectivas
para uma educação musical abrangente. In.:www.abemeducacaomusical.org.br
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1992.