Design: Luciano Monteiro/UFJF

Ilustração: Vinicius Goro/UFJF

Por onde começo a estudar? Qual é a melhor maneira para aprender? Quantas horas por dia devo me dedicar? Essas são algumas das perguntas que passam cotidianamente na cabeça de estudantes que se preparam para provas importantes. Alguns costumam estudar por horas seguidas, já outros acreditam que sublinhar partes de textos e digitalizar o material seja o melhor caminho. Porém, dentro das variadas técnicas de tentar assimilar o conteúdo, por vezes, o aluno se perde ou tem um desempenho abaixo do esperado, por não conhecer o método de estudo mais adequado para si mesmo.

Pode ser difícil aliar as tarefas diárias com os estudos, mas não adianta ligar o piloto-automático diante de provas importantes. O preparo precisa ser estratégico, com base em métodos que garantam a fixação e acelerem o processo de aprendizado. Manter uma rotina de estudos eficiente depende dos horários livres, da assimilação e da facilidade com a matéria, além de exigir esforço do aluno.

Para facilitar o processo de aprendizado, especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dão dicas e ensinam técnicas para ajudar no processo de concentração para os estudos e atividades que podem aliviar as tensões, principalmente, antes de fazer um importante exame, como as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020.

O Portal da UFJF criou uma playlist no melhor estilo chill study beats, com músicas relaxantes para embalar a sessão de estudos. As seis primeiras faixas foram produzidas pelo estudante do curso de Jornalismo Álvaro “ALIBI” Borges. As demais sonoridades são trilhas diversas. A ilustração e a animação são de Vinicius “Goro” Rodrigues.

Organize seu espaço

É importante que o estudante crie um espaço confortável para o aprendizado. A organização desse ambiente deve ser feita de maneira bastante particular. O aluno precisa utilizar a própria criatividade para tornar o local favorável à concentração. De acordo com o professor da Faculdade de Educação (Faced), Paulo Henrique Dias Menezes, o melhor lugar para estudar é aquele onde o indivíduo se sente bem e consegue assimilar o conteúdo. “É importante evitar um ambiente com muitas distrações, como TVs, computadores e smartphones. Na adolescência, eu adorava estudar escutando música, mas hoje, isso me incomoda quando tenho que me concentrar em algum estudo ou texto. Procure um espaço onde você se sinta bem e que seja tranquilo, longe de perturbações.”

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Design: Luciano Monteiro/UFJF

A relação entre espaço e tempo deve beneficiar o estudante. A professora da Faced, Juliana Maddalena Trifilio Dias, afirma ser fundamental a escolha de um espaço confortável e a ligação que o estudante possui com aquele ambiente. “O lugar deve estar associado ao estudo e à concentração. Nesse sentido, também é preciso delimitar o tempo disponível para estudar. Sabendo, inclusive, o que será abdicado naquele momento. Uns perdem a concentração ao usar o celular, outros o utilizam para tirar dúvidas com os amigos. Cada um tem o seu estilo, mas é preciso pensar em algo que favoreça o estudo e evite distrações.”

Na criação desse ambiente, Juliana acredita que o aluno deve focar nas suas vivências e nas suas possibilidades. “É importante levar para o lugar do estudo apenas o material necessário. É fundamental preparar a ação de estudar e se dedicar a essa escolha. O ambiente precisa ser visto como um lugar para a realização daquela atividade.”

Qual a melhor técnica de estudo?

Há muitas técnicas de estudo e aprendizado que podem favorecer o desempenho do aluno. Definir com antecedência o conteúdo a ser memorizado e o tempo a ser dedicado pode ser um bom pontapé inicial. “Comece com assuntos dos quais você tem mais dificuldade, pois a mente rende mais quando está descansada. À medida que for cansando, passe para assuntos com os quais têm mais familiaridade e facilidade. Estabeleça metas e recompensas para você mesmo. Por exemplo, a aplicação nos estudos de segunda à sexta pode garantir aquele cineminha tranquilo com os amigos no final de semana”, sugere Menezes.

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Design: Luciano Monteiro/UFJF

O professor acredita que a escolha da melhor técnica de estudo varia para cada estudante. “Minha irmã caçula, por exemplo, só conseguia estudar lendo o conteúdo em voz alta. Assim, ela conseguiu aprovação em Medicina. No meu caso, gostava de estudar em grupo. Sempre convidava dois ou três colegas para estudarem comigo e isso permaneceu até durante a faculdade. Procure identificar a técnica que lhe proporcione melhor rendimento. Se você ainda não sabe qual é, vá diversificando até encontrar o que é melhor para você.”

Ter uma rotina de estudos com planejamento e disciplina pode ser fundamental para alcançar o objetivo. De acordo com o professor da Faced, Reginaldo Fernando Carneiro, como são muitos conteúdos a serem estudados, é necessário criar uma rotina, planejar-se e ter disciplina para estudar todo o material, mantendo a motivação. “Cada pessoa tem uma forma de diminuir a ansiedade. Além dos estudos, penso que os candidatos devem ter atividades de que gostam e que relaxam, como ouvir música, ler, ver séries e outras atividades.”

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Explore a criatividade

O estudante deve olhar para si mesmo e identificar aquilo que favorece o seu modo de aprendizado. Principalmente, na reta final de estudos é preciso reforçar métodos que auxiliem a concentração. “A música para alguns pode parecer distração, para outros ajuda a concentrar ou a encontrar maneiras de assimilar o material. É fundamental que o aluno esteja atento ao seu modo de estar no mundo para que encontre um método que lhe seja prazeroso. Na hora de estudar é preciso potencializar a criatividade e evitar as distrações. Qualquer atividade que o faça concentrar é favorável”, explica Juliana.

A criatividade tem um papel muito importante, pois é facilitadora da aprendizagem. “Alguns estudantes fazem resumos, outros mapas conceituais, têm aqueles que usam o esquema de palavras-chave. Para a mente estar fluida, independente do método escolhido, é preciso que se faça associações com situações e vivências que serão relembradas na hora da necessidade. Além disso, uma boa noite de sono é fundamental, pois não é só um reparador do cansaço, mas um momento de se relacionar com algo que foi vivido ao longo do dia e também faz parte do processo de ensino-aprendizagem”, afirma Juliana.

Tenha seu tempo

É preciso ter a consciência de que cada pessoa tem seu próprio tempo. Por uma questão de dúvidas, medos e incertezas, o estudante pode esquecer de fazer perguntas básicas para si. “Qual é a minha melhor maneira de estudar? Qual é o meu tempo? Como faço para absorver o conteúdo?.” O importante é respeitar os próprios limites e não tentar se comparar aos colegas ou ao ritmo de estudo e aprendizado deles.

Calma e tranquilidade são verdadeiros trunfos na hora de estudar para provas. A preparação deve ser encarada como um aprendizado natural que ocorre rotineiramente no período escolar. “Aproveite ao máximo os momentos em sala de aula para aprender. Não tenha vergonha de perguntar aquilo que você não sabe ou que não tenha entendido. Encare o professor como um aliado. Ele está ali para ajudá-lo”, reitera Menezes.

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Tente controlar a ansiedade

Durante o momento de foco, qualquer pequena movimentação pode ser motivo para distração, principalmente se o cansaço estiver batendo. É preciso programar um tempo para se concentrar, ter intervalos de descanso, cultivar uma boa qualidade de vida, dormir bem, fazer atividades físicas, ter autoconhecimento e encontrar um caminho de memorizar o conteúdo que foi estudado. 

Uma preparação correta é essencial para evitar a ansiedade. “Tenha muita confiança em si mesmo, pois se o estudante se preparou bem durante todo ano, com certeza se sairá bem nas provas. Além disso, leia o edital do Pism com muita atenção para evitar contratempos, como levar algum material não permitido ou esquecer o documento de identificação”, orienta Carneiro.

Para Juliana, diante de modos diferentes de estudar e aprender, é fundamental que o método individual de cada aluno seja valorizado para evitar a ansiedade. “Pensando em algumas dicas, a revisão do material não deve funcionar apenas nas vésperas de provas ou simulados. Se o estudante cria o hábito diário de revisar, ou se organizar semanalmente, ou por disciplinas, isso ajuda que o conteúdo seja internalizado. Estudar a matéria das próximas aulas também ajuda, isso não significa antecipar o conteúdo, mas se preparar para entendê-lo.”

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Design: Luciano Monteiro/UFJF

Pism 2020

As provas do Pism ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os comprovantes definitivos contendo os dados dos candidatos, local e horário de provas serão disponibilizados a partir das 15h do dia 19 de novembro, exclusivamente na Área do Candidato. As provas dos módulos I, II e III serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Nos dias da prova, os candidatos devem apresentar documentação com foto atualizada e documentos originais, não podendo ser em meios digitais.

Confira o edital completo do Pism 2020

Leia mais

UFJF e autoridades discutem esquema para as provas do Pism
Pism 2020 abre inscrições para fiscais de atendimento especial
Pism 2020: 404 candidatos têm direito a atendimentos especiais
Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br