Aprovados no Sisu serão conhecidos na terça, 22

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulga na próxima terça-feira, 22, a lista de aprovados para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira, 18. Foram disponibilizadas 1.386 vagas para o primeiro semestre de 2022 em 61 cursos nos dois campi. Agora, os aprovados pela chamada regular devem ficar atentos às informações sobre a matrícula.

Na UFJF, o procedimento acontece em duas etapas. A pré-matrícula on-line será entre 25 de fevereiro e 8 de março, já o encaminhamento dos documentos no sistema precisa ser feito entre 11 e 17 de março. As duas etapas são obrigatórias e, caso não sejam realizadas, o candidato perde a vaga.

Confira o cronograma de matrículas e reclassificações do Sisu 2022/1.

O candidato que enfrentar qualquer dificuldade na realização da pré-matrícula on-line deve enviar e-mail para cdara@ufjf.edu.br, informando o ocorrido. Não serão aceitas matrículas após o período estabelecido. Em caso de dúvidas, o estudante deve conferir as informações disponibilizadas sobre o Sisu 2022/1 na página da Cdara.

Aqueles que não foram convocados pela chamada regular, podem se inscrever para a lista de espera do Sisu, entre 22 de fevereiro e 8 de março. Ao se manifestar a favor da lista de espera, o candidato poderá ser incluído nas chamadas posteriores, de reclassificação.

Procedimento em duas etapas

A primeira providência dos candidatos aprovados é ler o Regulamento de Matrícula da UFJF no qual estão listados todos os documentos a serem providenciados pelos aprovados. A lista é extensa e varia de acordo com o grupo de acesso/cota escolhido no Sisu. Sabendo dessas informações, basta aguardar o momento de preencher o formulário da pré-matrícula – de 25 de fevereiro a 8 de março.

Confira o vídeo com as instruções para a matrícula on-line

Como enviar a documentação?

Já para acessar o sistema de envio de documentos para a matrícula, no período de 11 a 17 de março, o candidato aprovado deve acessar a página do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha.

O candidato deverá ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.

Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio de celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Confira todas as orientações para o envio da documentação.

Editais de reclassificação

Segundo o cronograma, além da chamada regular, haverá quatro editais de reclassificação previstos para serem divulgados nos meses de março, abril e maio, sendo que o primeiro será disponibilizado no dia 23 de março.

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)