Fechar menu lateral

Notas do Enem já foram divulgadas

Na sexta-feira, 11/2/2022, os estudantes participantes do Enem 2021 conheceram suas notas. Com a pontuação obtida, é possível disputar uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 1.386 oportunidades em 61 cursos de graduação em Juiz de Fora e em Governador Valadares. No campus sede, estão 1.174 vagas, divididas em 51 cursos. Já no campus avançado, 212 vagas serão disponibilizadas em dez graduações.

Do total de vagas, metade são destinadas à ampla concorrência e as demais direcionadas para as ações afirmativas, seguindo as normativas da  Lei nº 12.711/2012. Para facilitar a vida do estudante, é possível encontrar na página da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), na aba “Sisu”, algumas informações importantes sobre o Sisu. Entre os materiais, o candidato tem acesso aos pontos de corte das edições anteriores, o Termo de Adesão e um tira-dúvidas sobre o sistema de cotas.

Divulgação das notas

Desde sexta-feira, 11, o participante tem acesso ao seu desempenho e poderá pesquisar as possibilidades de graduações e faculdades de todo país, considerando suas chances de ingresso. As notas foram divulgadas para todos aqueles que prestaram exames, independentemente da data realizada e do formato (tradicional ou digital). Apenas os treineiros receberão os resultados daqui a 60 dias.

Vale lembrar que com as notas do Enem em mãos, os inscritos também podem buscar outros programas que dão acesso ao ensino superior e são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), entre eles, o Sisu, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições para o Sisu e matrícula

As inscrições do Sisu serão abertas no dia 15 de fevereiro e terminam às 23h59 do dia 18 do mesmo mês. Elas são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 22 de fevereiro.

Segundo o MEC, as matrículas deverão ser feitas entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março. Entretanto, o cronograma específico da UFJF ainda está em avaliação e será disponibilizado em breve na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). A matrícula na instituição acontece em duas etapas, ambas remotamente – a primeira de preenchimento de um formulário de pré-matrícula e a segunda de encaminhamento da documentação.

Você conhece o Acesso Único?

Neste ano, na última quinta-feira, 3 de fevereiro, o MEC criou um portal unificado para reunir os sistemas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies em um mesmo espaço virtual. O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior irá direcionar o candidato a cada um dos sistemas de inscrição, conforme o interesse nas vagas disponibilizadas em cada processo seletivo.

Segundo a pasta, o Acesso Único disponibiliza ferramenta de busca avançada, com diversos filtros, para um banco com milhares de dados digitais referentes às edições do Sisu, Prouni e Fies. Além disso, há uma ferramenta de busca avançada que disponibiliza diversos filtros e pode ser explorada pelo estudante para projetar as chances de ser selecionado para o curso desejado.