Pism em GV reuniu candidatos de diferentes cidades da região

O segundo e último dia de provas da edição 2022 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi marcado pela ansiedade dos candidatos de diferentes cidades da região do campus GV que buscam uma oportunidade de estudarem em uma universidade pública e de qualidade.

Distribuídos entre doze colégios de Governador Valadares, quase 4 mil candidatos dos três módulos do Pism deram mais um passo rumo ao ensino superior. São jovens de cidades próximas beneficiados pela presença do campus na região e que enxergaram no Pism uma oportunidade. É o caso da estudante de Mantena, Júlia Soares Leonor Domingos, de 18 anos, que viajou 145 km para fazer o módulo III. “Pretendo fazer Direito, pois é uma carreira que está mais próxima da minha realidade. Aqui em Valadares eu já tenho algumas conexões nesta área, fato que pode ser um facilitador pra mim”.

Seguir a carreira jurídica também deve ser a opção da jovem valadarense Loreane de Souza, de 18 anos, que neste domingo, 6, completou todas as etapas do Pism. “Seria um sonho conseguir cursar uma universidade pública na minha cidade, os custos seriam bem menores. Além disso sempre quis fazer Direito aqui perto da família e amigos”.

Apesar de estarem apenas iniciando a caminhada no Pism, muitos candidatos do Pism I já sabem qual profissão seguir. E o Direito também é o desejo da mantenense Ellen Cristina Batista de Oliveira Pena, de 16 anos. “Valadares é uma opção pois eu gosto muito da UFJF, e é bem próximo da minha cidade. Aqui ainda tenho a oportunidade de fazer o curso que desejo”.

Entre os pais, a ansiedade em relação ao futuro acadêmico e profissional dos filhos só não é maior que a saudade que a distância pode causar. Edilene Cristina de Souza, por exemplo, viajou 211 km, entre Itabira e Governador Valadares, para acompanhar a filha Ana Clara, de 15 anos, candidata no módulo I. “Fiquei ansiosa para vir. Estou na expectativa de que todo este esforço valha a pena e que ela tenha conquistado um bom resultado. O curso que ela quer fazer (Medicina) não tem em Itabira, e Governador Valadares é uma ótima possibilidade apesar da distância e da saudade”, destacou.

Mesmo os candidatos que pretendem uma vaga no campus sede puderam fazer a prova em Governador Valadares. De Ipatinga, Larissa de Castro Neves Lima, de 18 anos,  pretende cursar Arquitetura e Urbanismo em Juiz de Fora, mas preferiu fazer a prova em GV, por conta da menor distância. “Meus pais trabalham com projetos, então sempre foi uma área que eu via desde criança. E como a arquitetura em Juiz de Fora é voltada para a história da arte, eu pensei logo de cara em estudar na UFJF”.

Larissa e os demais candidatos terão acesso ao gabarito ainda neste domingo, 6, a partir das 19h, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Ausências

Todos os portões foram fechados às 13h, conforme previsto em edital. Do total de 4.418 candidatos inscritos para realizar a prova neste domingo em Governador Valadares, 689 faltaram em algum dos dois dias, o que representa 15,6% dos inscritos. Alguns dos estudantes que faltaram ao exame no sábado, resolveram fazer a prova no domingo, a título de experiência, mesmo já estando desclassificados, conforme edital.

Notas

Para o Módulo III, as notas das provas e o resultado final saem, respectivamente, nos dias 24 e 31 de março. Já as notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio, enquanto o resultado final será publicado no dia 26 do mesmo mês. As informações estarão disponíveis na página da Copese.