Atualizado em 09/09/2025
Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Auditório de Letras da UFJF será palco da 3ª Semana de Letras-Libras e Setembro Azul, evento que integra a programação do Setembro Surdo, mês dedicado à valorização da comunidade surda, da Libras e das identidades culturais bilíngues.
A iniciativa conta com mesas-redondas, palestras, oficinas e comunicações orais, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais para refletir sobre temas como educação bilíngue, literatura surda, ensino de Libras e linguística das línguas de sinais.
A programação inclui a participação de convidados(as) renomados(as), como Jeanie Liza Marques Ferraz de Macedo, que abordará “A interseção necessária por uma educação bilíngue e antirracista”, e Heloise Gripp Diniz, que discutirá “Variação linguística das letras na soletração manual da Libras”. Também serão realizadas oficinas com Carlos Antônio Jacinto, apresentações de pesquisas em andamento e uma mesa-redonda com ex-alunos do curso de Letras-Libras.
Além das atividades no campus, o evento terá ainda uma visita guiada ao Museu de Arte Murilo Mendes, ampliando os espaços de diálogo entre cultura, acessibilidade e inclusão.
As submissões de trabalhos para apresentação oral podem ser feitas até o dia 17 de setembro, em formato de resumo escrito em português (150 a 300 palavras) ou em vídeo em Libras (até 3 minutos). O resultado da seleção será divulgado em 22 de setembro.
Com início sempre às 19h, a 3ª Semana de Letras-Libras e Setembro Azul busca fortalecer a difusão da Libras, incentivar a produção acadêmica e promover o encontro entre comunidade surda e ouvinte em um espaço de trocas e valorização da diversidade linguística.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2025, o VI Seminário de Tradução (SETRA), evento bienal organizado pelo Bacharelado em Letras (Integral). A edição deste ano traz como tema “Direitos Humanos e Meio Ambiente: Tradução de Gente para Gente”, alinhando-se às discussões da COP30, que será realizada em novembro no Brasil.
Criado em 2006, o Seminário de Tradução já se consolidou como espaço de encontro entre pesquisadores, tradutores e estudantes, promovendo reflexões sobre os desafios da tradução em diferentes perspectivas. A programação inclui minicursos, mostras de tradução audiovisual e intersemiótica, conferências, mesas-redondas e oficinas práticas, abertas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral.
Entre os convidados, destacam-se o poeta e tradutor Leonardo Fróes, que fará a conferência de abertura “Poesia, tradução e meio-ambiente”, e a professora Maria Rita Drumond Viana (UFOP), responsável pela conferência de encerramento “Tradução como assombração na literatura escrita por mulheres”.
Também integram a programação nomes como Prisca Agustoni (UFJF), William Dominik (UFJF), Carla Couto (UFJF), Larissa Silva Leitão Daroda, entre outros pesquisadores e profissionais da área.
As atividades serão realizadas na Faculdade de Letras da UFJF, com inscrições abertas de 1º de agosto a 22 de setembro, por meio de formulário disponível no site do evento.
Com início no Dia Internacional dos Tradutores (30/09), em homenagem a São Jerônimo – padroeiro da profissão e tradutor da Bíblia para o latim –, o SETRA reafirma o compromisso da UFJF em promover a pesquisa, a prática e o debate sobre a tradução, destacando sua relevância para a sustentabilidade, a cidadania e os direitos humanos.
A “Primeira Semana de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da UFJF e o I.º Congresso Internacional Afrofonia: literatura, ensino e pensamento – edição 100 anos de Frantz Fanon” nasceram a partir da convergência de pesquisas sobre as literaturas africanas e suas diásporas, de docentes vinculados ao programa de pós-graduação PROFLETRAS – Mestrado profissional em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. O congresso tem como propósito congregar professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literaturas Africanas e suas diásporas, a fim de divulgar as pesquisas acadêmicas e, também, aquelas aplicadas ao ensino. A primeira edição do congresso coincide com o centenário de nascimento do importante investigador da área, Frantz Fanon, a quem será dedicado ao menos um simpósio temático, palestras e mesas de debate. Outrossim, o evento tem em seu nome, “Afrofonia”, a reverberação da existência africana nos muitos espaços geográficos do globo e na presença desse continente no trabalho acadêmico e escolar, como forma de conscientização da contribuição dos povos africanos à História do mundo. A semana de estudos africanos e o congresso estão previstos para ocorrer entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, na Faculdade de Letras da UFJF.
Os Programas de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora e em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais convidam a todos para a segunda edição da Linguistics Spring School: um evento pensado para quem já é, para quem quer ser e até para quem nem sabia que poderia ser linguista.
Depois do sucesso da LiS 2024, em que o foco recaiu sobre a Multimodalidade e mais de 1.000 pessoas foram certificadas, A LiS 2025 traz o tema O continuum léxico-gramática. E ninguém melhor que Maria Koptjevskaja Tamm (Universidade de Estocolmo), William Croft (Universidade do Novo México) e Adele Goldberg (Universidade de Princeton) para abordarem esse tema.
A LiS 2025 vai ser ofertada em duas universidades. Entre os dias 13 e 17 de outubro, os cursos serão ofertados na UFMG. Já entre os dias 20 e 24 de outubro, os convidados estarão na UFJF. Ao todo, serão três cursos ofertados, conforme a programação abaixo.
O evento é gratuito e serão concedidos certificados aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% nas atividades para as quais se inscreverem.
As inscrições ficarão abertas, nesta página, até e 21/09/2025. As vagas para participação presencial serão limitadas e designadas por ordem de inscrição. Após o encerramento das inscrições, os participantes que tiverem realizado seus pedidos de inscrição dentro do número de vagas, receberão um e-mail de confirmação.