A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) é um setor vinculado à Reitoria da UFJF, cujo objetivo principal é oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Segundo a Portaria nº 842, de 05 de julho de 2017, essa avaliação está organizada a partir dos seguintes componentes:
– Avaliações internas: realizadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA (abre em nova janela);
– Avaliações externas: realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (abre em nova janela), consistindo em Avaliação Institucional para recredenciamento, Avaliação de Cursos para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Atribuições da Diavi
- Assessorar na implementação do instrumento de autoavaliação institucional;
- Elaborar e implementar instrumento de avaliação das atividades acadêmicas e de infraestrutura destinado à comunidade acadêmica;
- Aumentar o índice de participação da comunidade acadêmica nas atividades de autoavaliação institucional;
- Fomentar a cultura de avaliação para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI);
- Articular os processos avaliativos em âmbito institucional;
- Promover maior visibilidade dos cursos da UFJF em âmbito nacional;
- Dar suporte na coleta de dados de avaliações independentes;
- Implementar ações de qualificação e fortalecimento da Comissão Própria de Avaliação (CPA);
- Assessorar a CPA na condução do processo eleitoral para a nova gestão;
- Dar suporte às atividades da CPA;
- Organizar informações e dar suporte para a autoavaliação institucional;
- Dar suporte aos coordenadores dos cursos a serem avaliados;
- Orientar os estudantes participantes do Enade;
- Atuar na divulgação dos resultados do Enade junto à comunidade acadêmica;
- Coordenar a coleta de dados para o Censo da Educação Superior
- Efetuar o cálculo dos indicadores do TCU, que compõem o Relatório de Gestão.
- Prestar atendimento aos públicos externo e interno.
Localização e contato
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro
Juiz de Fora – 36036-900
E-mail: secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br
Prédio da Reitoria, sala 134 | Tel.: (32) 2102-3915
Páginas relacionadas
Programa de Treinamento Profissional