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Apresentação

A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) é um setor vinculado à Reitoria da UFJF, cujo objetivo principal é oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo a Portaria nº 842, de 05 de julho de 2017, essa avaliação está organizada a partir dos seguintes componentes:

– Avaliações internas: realizadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA (abre em nova janela);

– Avaliações externas: realizada pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (abre em nova janela), consistindo em Avaliação Institucional para recredenciamento, Avaliação de Cursos para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

 

Atribuições da Diavi

  • Assessorar na implementação do instrumento de autoavaliação institucional;
  • Elaborar e implementar instrumento de avaliação das atividades acadêmicas e de infraestrutura destinado à comunidade acadêmica;
  • Aumentar o índice de participação da comunidade acadêmica nas atividades de autoavaliação institucional;
  • Fomentar a cultura de avaliação para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI);
  • Articular os processos avaliativos em âmbito institucional;
  • Promover maior visibilidade dos cursos da UFJF em âmbito nacional;
  • Dar suporte na coleta de dados de avaliações independentes;
  • Implementar ações de qualificação e fortalecimento da Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  • Assessorar a CPA na condução do processo eleitoral para a nova gestão;
  • Dar suporte às atividades da CPA;
  • Organizar informações e dar suporte para a autoavaliação institucional;
  • Dar suporte aos coordenadores dos cursos a serem avaliados;
  • Orientar os estudantes participantes do Enade;
  • Atuar na divulgação dos resultados do Enade junto à comunidade acadêmica;
  • Coordenar a coleta de dados para o Censo da Educação Superior
  • Efetuar o cálculo dos indicadores do TCU, que compõem o Relatório de Gestão.
  • Prestar atendimento aos públicos externo e interno.

 

Localização e contato

Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro

Juiz de Fora – 36036-900

E-mail: secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br

Prédio da Reitoria, sala 134 | Tel.: (32) 2102-3915

 

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